Novo secretário de Agricultura de SP diz que manterá proximidade com Mapa

Governador Tarcísio e secretário Antonio Julio agradeceram apoio da Superintendência Federal de Agricultura no Estado, especialmente em relação à defesa agropecuária

Antonio Julio anunciou prioridades para sua gestão. (Foto: Divulgação)

A superintendente federal de Agricultura no Estado de São Paulo, Andréa Moura, acompanhou na manhã desta terça (10) a cerimônia de transmissão de cargo do ex-secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, ao atual dirigente, Antonio Julio Junqueira de Queiroz. O novo secretário anunciou que pretende manter uma atuação próxima à SFA-SP.

O governador Tarcísio de Freitas participou da solenidade e fez questão de agradecer publicamente o trabalho desenvolvido pela superintendência, especialmente em relação à defesa agropecuária. Em 2022, graças a um esforço conjunto, São Paulo passou a reunir as condições que permitem liberar os pecuaristas da vacina obrigatória contra a febre aftosa.

Na cerimônia, Tarcísio também se mostrou grato ao agro paulista. “O agro me acolheu. É um setor muito representativo para a economia de São Paulo. O Estado deve ter orgulho do agro, que nunca se furtou ao chamamento da nação”, disse o governador.

Para Andréa, o reconhecimento conferido ao setor pelo governador do Estado e o diálogo e alinhamento estimulado por ele entre as secretarias do governo são uma grande oportunidade para que a agropecuária paulista siga avançando e se modernizando cada dia mais.

Antonio Julio é produtor rural e já havia assumido a SAA interinamente no passado. Segundo ele, há pelo menos dez anos um governador não comparecia à secretaria estadual, o que demonstra o peso e a importância que o agronegócio paulista terá na atual gestão.
IMG_9654.JPG

Ele também afirmou que pretende desenvolver um trabalho conjunto com a superintendência federal em São Paulo. “Essa secretaria tem mais de 130 anos e implantou programas muito importantes. Já temos 100% do Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado, vamos caminhar junto com a Secretaria de Meio Ambiente para que tecnologias sejam adotadas e nossa agropecuária seja cada vez mais sustentável”, afirmou.

Como prioridades de sua gestão, Antonio Julio anunciou a intenção de implementar o pagamento por serviços ambientais, estender a conexão no campo e fortalecer o programa de segurança nas áreas rurais.

Matturro fez um relato do trabalho desenvolvido desde que ele e Itamar Borges, também presente na cerimônia, assumiram a SAA. Entrega de viaturas, Programa Rotas Rurais, ações de defesa agropecuária, estímulo à pesquisa, programa Melhor Caminho, reativação das câmaras setoriais, programa Artesanais do Agro e apoio à bioenergia foram algumas das políticas públicas mencionadas. Segundo ele, o agro paulista representou no ano passado 37,4% de participação no PIB do Estado.

Botão Voltar ao topo