EJA oferece mais de 600 vagas em São José

Quem tem mais de 15 anos e deseja retomar os estudos pode fazer como o casal Evandro e Delma, da Emefi Professora Áurea Cantinho, e se matricular na EJA; inscrições seguem abertas durante o ano. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Sempre é tempo de voltar aos estudos. Em São José dos Campos, quem tem mais de 15 anos e não concluiu o Ensino Fundamental pode se inscrever a partir desta semana para a EJA (Educação para Jovens e Adultos).

As inscrições podem ser pelo telefone 156 da Prefeitura, diretamente em uma escola ou ainda no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), que fica no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte. O munícipe deve informar seu RG, CPF, endereço residencial e, caso já tenha iniciado os estudos, a última série/ano que estudou.

Quem quiser iniciar o ano letivo na escola, a partir de 2 de fevereiro, pode aproveitar para se inscrever durante este mês de janeiro. As inscrições seguem durante todo o ano.

Como funciona
A EJA tem dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Mais de 1.100 alunos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos na cidade.

Alunos da EJA 1 e 2 têm aulas presenciais em 10 escolas municipais durante o período noturno.

Já os estudantes da EJA 1 das classes de Alfabetização podem se inscrever para aulas no período da manhã ou da noite, duas vezes por semana, nos novos Núcleos EJA em escolas municipais.

Desde abril de 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, tem investido para ampliar o atendimento da EJA, suprindo as necessidades do público específico, com novidades como a abertura do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). As ações fazem parte do Plano de Gestão 2021-2024.

No Ceja, os interessados em cursar a EJA podem se inscrever, realizar provas e atividades, tirar dúvidas e retirar material para estudar em casa. O atendimento tem horário flexível e provas presenciais.

Orgulho e Conquistas
Em maio de 2021, o casal Evandro José Gonçalves, 51 anos, e Delma dos Santos Gonçalves, 53 anos, da Emefi Professora Áurea Cantinho Rodrigues, no Jardim Oswaldo Cruz, compartilhou a experiência de retornar à sala de aula para concluir os estudos. (Veja aqui: Especial – Casais estudam juntos na EJA com incentivo das famílias)

No final do ano, Evandro prestou a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e, com a aprovação, conseguiu o certificado de Ensino Médio, mais uma conquista que compartilhou com a esposa, a família e a equipe da escola.

“Quero que você seja a primeira a saber. Passei no Encceja, estou muito feliz. Obrigado pelo apoio de sempre”, disse Evandro em mensagem de texto para a orientadora da EJA da escola, Caroline Rodrigues.

A mesma alegria dona Hilda Shirlei da Silva, 61 anos, sentiu com a aprovação no final de 2022. “Oi, meus amores. Vim compartilhar com vocês as minhas pontuações, sinal de que concluí. E só tenho a agradecer. Vocês me incentivaram e me deram a maior força, muito obrigada”, escreveu a aluna aos professores e colegas e enviou com foto das notas alcançadas no Encceja.

Locais
CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) localizado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador), na Av. Olivo Gomes, 250, Santana.

10 núcleos EJA (permanência SEMIPRESENCIAL)
Emefi “Helio Walter Bevilacqua” – Jardim República
Emefi “Mercedes Maria Perotti” – Rio Comprido
Emefi “Lucia Pereira Rodrigues” – Jardim Santa Fé
Emefi “Mercedes Carnevalli Klein” – Jardim Satélite
Emefi “Elizabete de Paula Honorato” – Jardim Mariana 1
Emefi “Waldemar Ramos” – Vista Verde
Emefi “Maria Ofelia Veneziani Pedrosa” – Jardim Pôr do Sol
Emefi “Possidônio José de Freitas” – Galo Branco
Emefi “Sonia Maria Pereira da Silva” – Novo Horizonte
Emefi “Emmanuel Antonio dos Santos” – Frei Galvão

10 Escolas Municipais com EJA
Emefi “Ana Berling Macedo” – Alto da Ponte
Emefi “Professor Antonio Palma Sobrinho” – Parque Nova Esperança
Emefi “Áurea Cantinho Rodrigues” – Jardim Oswaldo Cruz
Emefi “Dom Pedro de Alcântara” – Dom Pedro 1º
Emefi “Elizabete de Paula Honorato” – Jardim Mariana 1
Emefi “Mercedes Carnevalli Klein” – Jardim Satélite
Emefi “Maria Antonieta Ferreira Payar” – Pinheirinho dos Palmares
Emefi “Norma de Conti Simão” – Bosque dos Ipês
Emefi “Palmyra Sant’Anna” – Vila Industrial
Emefi “Rosa Tomita” – Jd. São José 2

Botão Voltar ao topo