Comissão Estadual de Arbitragem prepara turma de árbitros para 2023

Turma se encontra em Águas de Lindóia, com foco nas A1 e A2; encontro foi marcado com a presença de mundialistas

(Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)

A pré-temporada de árbitros e assistentes, promovida pela Comissão Estadual de Arbitragem da FPF, acontece nas primeiras semanas do ano. Os profissionais estão em Águas de Lindóia recebendo o treinamento com foco nas competições da atual temporada.

A turma 1 teve a presença de 21 árbitros e 20 assistentes, nos dias 8 e 14 de janeiro. Já a turma 2 recebeu 18 árbitros e 19 assistentes, nos dias 2 a 8 de janeiro. Essas turmas têm como foco o Paulistão Sicredi 2023 e o Paulistão Kia A2.

As atividades acontecem de forma prática no campo de jogo, pela manhã e tarde. Os trabalhos têm como temas o controle de jogo, leitura e posicionamento e a tomada de decisão sob pressão. Na sala VAR, o treinamento acontece interligado com o campo e utilização de GPS e acompanhamento da psicologia para monitorar as reações fisiológicas e psicológicas durante as decisões.

O processo e preparação é acompanhado e supervisionado por diversos instrutores internos, como Ana Paula Oliveira (Presidente), Carlos Augusto Nogueira Junior (Coordenador do Desenvolvimento), Silvia Regina de Oliveira (Membro), Marcio Verri (Membro), Eveliny Almeida (Membro), Celso Barbosa de Oliveira (Membro), Phillipe Lombard (Membro), Lucas Duarte Tavares (Coordenador de Desenvolvimento Físico), Fátima Novais (Psicóloga) e Bernardo Campos Martins (Analistas de Dados).

Além dos instrutores da Comissão Estadual de Arbitragem, o treinamento contou com instrutores da FIFA e CBF, Rodolpho Otero, Roberto Silveira e Jorge Larrionda, Pericles Pegado Bassols Cortez (Gerente Técnico VAR) e Roberto Perassi (Gerente Pedagógico). Além de instrutores externos: Antonio Rogério Batista do Prado, Douglas Perrone Katayama, Gustavo Cesar Pedrozo, Luiz Vanderlei Martinucho, Marcio Luiz Augusto e Renato de Carlos.

Palavra dos mundialistas
“A troca de conhecimento de várias escolas de arbitragem somou muito para nós mundialistas e com certeza vamos repassar os aprendizados para o restante da equipe, principalmente os mais jovens”, Danilo Manis, assistente de arbitragem da FPF, que participou da Copa do Mundo do Qatar em 2022.

Outro nome de destaque no Mundial, Neuza Inês Back, falou sobre a recepção em Águas de Lindóia. “Foi padrão FIFA. Tudo pensado nos mínimos detalhes para nos sentirmos a vontade para o início deste Paulistão”, disse Neuza.

A Comissão também convidou clubes da Série A1 para passar um dia em Lindóia, para acompanhar o que estava sendo ensinado nesses dias. O Ituano enviou três pessoas, Beto Souza – Executivo de Futebol, Carlos Pimentel – Treinador e Douglas Leite – Aux. Já o São Bento, marcou presença na visita com o técnico e o Presidente do clube.

Botão Voltar ao topo