Osvaldo Nico Gonçalves assume cargo de secretário-executivo da Segurança Pública

A nomeação do delegado pelo governador Tarcísio de Freitas foi oficializada nesta sexta-feira (6), em publicação do Diário Oficial do Estado

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves assumiu o cargo de secretário-executivo da Segurança Pública, nesta sexta-feira (6).

A nomeação do número dois da pasta foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE). Cabe ao novo secretário-executivo auxiliar o secretário Guilherme Derrite na direção da SSP.

O novo secretário-executivo deixa o cargo de Delegado Geral de Polícia, assumido em 2022, para encarar o novo desafio, que até então era dividido pelos secretários executivos da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, e da Polícia Militar, coronel Alvaro Batista Camilo.

Com 65 anos, Nico ingressou na Polícia Civil paulista em 1979, como investigador, mas foi como delegado de polícia que se destacou pela experiência na rua no combate à criminalidade.

O delegado Nico foi o fundador do primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE), e chefiou as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA) e do Grupo Especial de Resgate – GER (DEIC), unidade especializada na libertação de reféns.

Como delegado de polícia na Capital, esteve à frente de grandes eventos, como a visita do Papa, em 2007, e a Copa do Mundo, em 2014. Nico assumiu o comando do Dope, em 2019, e a Delegacia Geral de Polícia, em 2022

Botão Voltar ao topo