PEVs em São José recebem mais de 73 toneladas de papel em 2022

Eco-PEV Urbanova, uma das 15 unidades da cidade; todas elas recebem diversos tipos de materiais todos os dias. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Materiais reciclados (papel, papelão e plástico) e resíduos de podas de árvores lideram o ranking de materiais entregues nos 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de São José dos Campos em 2022. Em seguida, estão vidro e RCD (Resíduo de Construção Civil e Demolição).

Somente de materiais recicláveis, chegaram às unidades 73,8 toneladas, além de 73.691 metros cúbicos de madeira. Já a entrega de vidro foi de 54,9 toneladas e de RCD, 40.151 metros cúbicos, além de 33.372 unidades lâmpadas.

Os PEV receberam, ainda, mais de 14 mil pilhas e baterias, mais de 13 mil pneus e mais de 11 mil aparelhos eletrônicos e sofás, entre outros materiais entregues.

Desperdício

Apesar de a Prefeitura oferecer o serviço gratuito para o recebimento de materiais descartáveis pelos15 PEVs, anualmente os cofres públicos perdem mais de R$ 2,3 milhões para fazer a retirada de entulhos jogados irregularmente em vários locais da cidade.

Além do problema econômico, o entulho jogado em qualquer lugar atrapalha uma dinâmica de trabalho que segue um cronograma de atendimento à população, acarreta desequilíbrio ambiental, contamina o lençol freático, causa enchentes e obstrução no passeio público e prolifera doenças.

Por isso, quem for pego em flagrante jogando entulho em áreas públicas receberá multa e será enquadrado por crime ambiental.

PEVs

Os Pontos de Entrega Voluntária possuem local adequado para receber resíduos de pequenas reformas entregues por pequeno gerador (munícipe).

A quantidade deve ser equivalente ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou uma caçamba de um utilitário pequeno.

O serviço é gratuito. O usuário deve colocar os resíduos devidamente separados nos recipientes do PEV, seguindo as orientações dos responsáveis pelo local.

O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8 h às 17 h, e nos domingos e feriados, das 8 h às 12 h. Veja os endereços no site da Prefeitura.

Botão Voltar ao topo