Urbam amplia atendimentos à população de São José em 2022

O índice de satisfação do atendimento do 156 cresceu de 91% em 2021 para 95% em 2022. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Urbam (Urbanizadora Municipal) cresceu nos últimos anos, ampliando o leque de serviços prestados à Prefeitura de São José dos Campos.

A empresa chegará aos 50 anos, em outubro deste ano, com uma equipe de mais de 3.800 funcionários.

Em 2022, foram realizados 98 cursos de capacitação nas mais diversas áreas da empresa, atendendo a 1.386 participantes. Foram realizados 14 concursos públicos, com a contratação de 646 profissionais.

Central 156

Em julho de 2022, as centrais de atendimentos 156 e 153 da Prefeitura de São José dos Campos passaram para a gestão da Urbam. O índice de satisfação do atendimento do 156 cresceu de 91% em 2021 para 95% em 2022. Em poucos meses, foi feito o concurso para teleatendentes e a capacitação dos profissionais para a nova tarefa, assim como a criação do novo aplicativo 156 SJCampos, com mais funcionalidades para atender aos joseenses.

Urbam Technology Center

Implantado no segundo semestre de 2022, o Urbam Technology Center, que funciona no Parque Tecnológico, abriga atualmente o setor de desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação, assim como toda a operação da Central de Teleatendimento 156 e 153 da Prefeitura de São José dos Campos.

Inovação

Tecnologia e inovação são prioridade para cuidar melhor das pessoas. São mais de 200 profissionais (analistas de desenvolvimento e suporte) atuando em diversas secretarias. Nos últimos anos, foram implantados vários tipos de aplicativos e softwares para mais eficiência na prestação dos serviços aos munícipes.

Chatbot

A Urbam implantou o chatbot, atendimento automatizado, para a comunicação direta com a população. Os usuários passam a contar com atendimento imediato diariamente, durante 24 horas, com perguntas diretas e respostas objetivas.

Geração de energia

A unidade geradora de energia elétrica a partir do biogás do aterro sanitário está em fase de homologação pela EDP. A unidade é composta por seis motores com capacidade de geração de 1,6 MWh de energia para suprir o equivalente a 30% da energia consumida pelos prédios da Prefeitura de São José (hospitais, escolas e outros). O objetivo é compor a matriz verde energética planejada pelo município.

Gestão integrada e Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O aterro sanitário de São José dos Campos recebeu nota 10 conferida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pela terceira vez – sendo a segunda vez consecutiva. A nota refere-se às operações realizadas no ano de 2021, publicadas em relatório em 2022.

O serviço de coleta seletiva foi implantado nas feiras livres de São José dos Campos e a Urbam realizou a ampliação, modernização e substituição de recipientes específicos para a coleta de pilhas, baterias e celulares em todas as regiões da cidade. São mais de 50 pontos de recolhimento instalados.

Ainda nessa área, foram instaladas 250 lixeiras metalizadas no centro da cidade. Na ocasião de seus 49 anos, a Urbam criou um bosque de árvores na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. O local conta com um projeto-piloto de compostagem dos resíduos do refeitório.

Iniciado junto com a pandemia da covid-19, o serviço de sanitização em áreas hospitalares, escolas, prédios, pontos de ônibus e praças, tem continuidade.

Educação ambiental

A equipe de educação ambiental da Urbam realizou mais de 1.220 abordagens em prédios e condomínios no Programa “Meu Condomínio Recicla” em 2022, com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre a separação correta dos resíduos comuns e recicláveis, além dos eletroeletrônicos e outros que devem ser destinados aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). O Lixo Tour recebeu 4.294 visitantes em 2022.

Obras

No setor de Engenharia e obras, a Urbam realiza a obra de revitalização da Rua 15 de Novembro, que inclui a retirada dos postes e o aterramento da fiação elétrica, além de obras de drenagem, de implantação de pavimento intertravado e repaginação de calçadas, deixando a região central mais próspera economicamente, harmônica e agradável tendo as pessoas como prioridade. Um grande desafio, pois está sendo feita em 6 trechos – destes, 5 estão concluídos.

Reforma de quatro escolas, reparos em viadutos (Rui Dória e ponte Flamínio Vaz de Lima), melhorias viárias na avenida George Eastman, recuperação da pavimentação da Via Norte, também foram realizadas em 2022.

Ainda foram feitas a construção de gabiões na Via Cambuí e readequação de galerias de águas pluviais no Altos de Santana (ruas Monte Sinai e Montanha Fuji).

Outras estão em andamento, como a conclusão da ciclovia em São Francisco Xavier e a implantação de galerias de águas pluviais na Praça Bahia de São Salvador.

Botão Voltar ao topo