Prevenção à hanseníase é destaque da campanha Janeiro Roxo em São José

Ações de conscientização sobre a doença serão realizadas durante o mês. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Janeiro é o mês dedicado às ações de prevenção e esclarecimento sobre a hanseníase. A Prefeitura de São José dos Campos preparou uma série de atividades da campanha Janeiro Roxo, que visa combater o preconceito e conscientizar a população a respeito dos sintomas da doença.

Na quinta-feira (5), às 10h, haverá uma live comandada pelo médico dermato-sanitarista Marcelo Guimarães Wieser, do Centro de Referência no Tratamento de Hanseníase, mantido pela Prefeitura. Participarão da conversa profissionais da equipe da Vigilância Epidemiológica, do CTP e das unidades básicas de saúde do município.

Ao longo do mês, a campanha será divulgada nas unidades municipais de saúde, com abordagem individual ou em grupos nas salas de espera. Os técnicos vão prestar informações sobre a enfermidade – sinais, sintomas, transmissão e tratamento.

O objetivo é desestigmatizar a doença e aumentar o diagnóstico precoce dos casos, prevenindo possíveis sequelas. Até o dia 31, a Ponte Estaiada estará iluminada de roxo, que é cor escolhida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para simbolizar a campanha.

Botão Voltar ao topo