Prefeitura de São José vai abrir concurso para aumentar efetivo da GCM

Turma 2022 da GCM faz juramento solene na cerimônia de formatura após treinamento de 6 meses. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) este ano. O novo edital sobre o concurso deve ser finalizado no primeiro trimestre de 2023.

A seleção será feita por meio de concurso público para candidatos com nível médio completo e com idade entre 18 e 30 anos, entre outros requisitos. Ainda não há definição de quantas vagas serão abertas.

O salário base para GCM iniciante (2ª classe) é de R$ 3.510,04. Os candidatos são avaliados em prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

A GCM tem cerca de 400 agentes, homens e mulheres, 160 deles contratados na atual gestão. A ampliação do efetivo está prevista no Plano de Gestão 2021-2024.

Os candidatos selecionados passam por Curso de Formação com duração de 6 meses, com aulas práticas e teóricas, antes de assumirem seus postos. Em julho do ano passado, 60 novos guardas passaram pelo curso e ingressaram bem preparados na corporação.

Há 1 ano e 4 meses, a GCM de São José é a mais bem avaliada pela população entre 15 cidades de grande porte do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Indsat, que mede a satisfação da população com serviços públicos.

Nova sede

A Prefeitura já começou a obra para a construção da nova sede da GCM, na Vila Industrial. A nova sede terá academia de formação, refeitório, salas de audiência virtual, corregedoria, sala de gerenciamento de crise, alojamentos, salas operacionais e um estande virtual de tiro virtual.

A GCM atua 24 horas nas ruas de São José dos Campos em operações de segurança, ordenamento urbano, coibindo vandalismo e perturbação do sossego. É considerada uma das mais modernas e capacitadas guardas do Estado.

No segundo semestre do ano passado, a GCM recebeu novos armamentos –pistolas Glock.40, espingardas calibre 12 e Carabinas.40 para uso nos patrulhamentos e ações específicas. Este ano, a frota de carros elétricos será renovada.

A Prefeitura também investe em novos fardamentos, coletes à prova de balas, câmeras para os uniformes, drone, motos e bikes.

Botão Voltar ao topo