Guilherme Muraro Derrite assume Secretaria da Segurança Pública de SP

O governador Tarcísio de Freitas empossou o chefe da pasta em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. (Foto: Denis Bonelli)

O deputado federal Guilherme Muraro Derrite, 38 anos, assumiu o cargo de secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo. O nome do deputado foi anunciado durante coletiva de imprensa realizada pela então equipe de transição, no final da tarde do dia 30 de novembro. O cargo era ocupado desde janeiro de 2019 pelo general João Camilo Pires de Campos.

Natural de Sorocaba, Derrite entrou na Polícia Militar em 2003 e se formou como Bacharel em Ciências Sociais e Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Em 2019, se formou em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e, na mesma universidade, concluiu o curso de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas em 2018.

De 2010 a 2013, atuou como tenente nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA). No mesmo ano, foi para o pelotão de Força Tática do 49º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (BPM/M) e coordenou o módulo específico do Curso de Formação de Soldados do CPA/M5. Entre 2015 e 2018, atuou como oficial no Corpo de Bombeiros.

Em 2018, Derrite foi eleito deputado federal e, em 2022, reeleito. Durante sua carreira política foi vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados e em 2022 conseguiu aprovação do Projeto de Lei 6579/2013, que acaba com as saídas temporárias de presos no Brasil.

Botão Voltar ao topo