fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Couve-flor gratinada: receita especial para a sua ceia de Natal

Conheça a história do jovem Vinicius Alves e a sua deliciosa receita de couve-flor

Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina e nasce outra vez
Então é Natal, a festa Cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo…

Em 1995, a cantora Simone lançou o álbum 25 de dezembro no qual a sua primeira faixa era a famosa música “Então é Natal”, que na época vendeu cerca de 1 milhão de cópias. São 27 anos que essa música ecoa pelos nossos lares para nos lembrar que o mês de dezembro chegou!

Meu Deus, e como assim? Já é dezembro de novo!

E o que tem de mais gostoso nesse mês? Acho que muitos responderiam que seria ganhar presente. Mas, não tem nada mais gostoso do que sentir o cheiro de comida afetiva e ter a família reunida.

A comida afetiva é o sabor da comida familiar. É a comida que abraça e te faz relembrar do tempo de criança, onde a mesa era cheia e não faltava ninguém nas ceias de fim de ano.

Nosso entrevista do mês em uma das suas artes. (Foto: Arquivo pessoal)

Hoje trago para vocês uma dessas receitas de vó, que foi produzida especialmente para nossa entrevista pelo Chef Vinicus Alves. Um jovem de 30 anos, que descobriu a paixão pela gastronomia quando trabalhava atendendo telefone numa lanchonete.

Em 2016, deu o primeiro passo em busca de um dos seus sonhos e foi cursar o Técnico de Gastronomia na ETEC, em Pindamonhangaba/SP. Após formado, seu primeiro emprego foi no Grande Hotel Senac em Campos do Jordão. Mais tarde assumiu a vaga de pizzaiolo no Hotel Boutique Quebra Noz, onde foi contratado para trabalhar por uma temporada; mas gostaram tanto das suas pizzas que foi efetivado.

O Chef Vinicus sonha em trabalhar na Europa, e a cada dia está conquistando seu espaço e fazendo seu nome na gastronomia. Atualmente, cozinhou para a atriz Gabriela Duarte e o jogador de futebol Alexandre Pato.

Inspirado por sua mãe e avó, a culinária para ele é puro amor e afeto; um jeito diferente de declarar: “eu te amo” – diz. Durante as reuniões de família, ele conta que fica no seu cantinho, mas se tem um pedido especial lá vai ele para a cozinha.

Atualmente, ele mora em Campos do Jordão e tive a honra de conhecê-lo através do fotógrafo Luiz Barbosa, meu entrevistado de agosto.

Para celebrar esse encontro, ele nos enviou uma receita que aprendeu com sua avó, porém deu seu toque pessoal e garante que será um ótimo prato para compor as ceias de Natal e Ano Novo.

Essa é a nossa última entrevista do ano de 2022, agradecemos a todos os nossos leitores que nos acompanham, e desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, sucesso e de muita paz.

Couve-flor gratinada. (Foto: divulgação)

Couve-flor gratinada

Ingredientes:
Molho:
1 litro de leite
½ cebola
3 cravos da Índia
1 folha de louro
50 gr de manteiga
50 ml de leite
Sal, pimenta e noz moscada a parte.

Base:
1 couve flor média
250 gramas de queijo mussarela
250 gramas de presunto
150 gramas de queijo parmesão

Modo de preparo:
Molho:
Coloque o leite para esquentar com a cebola espetada com o cravo e o louro. Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter, quando estiver derretida adicione a farinha e mexa ate ficar parecendo uma massinha. Adicione essa massinha ao leite quente sem a cebola, e misture ate chegar na consistência de molho, tempere a gosto.

Base:
Cozinhe a couve flor inteira por 7 minutos em água com sal. Depois retire a couve flor e passe na água fria. Corte a couve flor em floretes médios. Em uma travessa que possa ir ao forno, disponha um pouco do molho branco, logo em seguida a couve flor, outra camada bem fina de molho branco, agora o presunto e o queijo mussarela, finaliza com molho branco cobrindo tudo, e o queijo parmesão por cima. Leve ao forno até gratinar o parmesão. Por volta de 10 a 15 minutos no forno a 190 graus.

Botão Voltar ao topo