fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ceja reúne professores e familiares em formatura de alunos no Cefe de São José

A Educação de Jovens Adultos é oferecida em 10 escolas municipais e no Ceja. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Gratidão, felicidade, saudade, reconhecimento, conquista, desafio, tempo… são tantas as palavras que resumem o ano letivo para os alunos e professores do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) de São José dos Campos que dariam para escrever um livro de memórias.

Junto a cada palavra, soma-se uma série de lembranças e histórias que foram celebradas na última sexta-feira (16) durante a formatura das turmas de EJA 1 e 2. Cerca de 50 pessoas, entre alunos, professores e convidados, se reuniram no teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, para o evento, que teve leitura de poema, homenagens e a “cerimônia da caneta”, marcando uma fase importante para os estudantes.

Sentimentos

A cada turma que passa pelo Centro, destacam-se também lembranças e sentimentos.

“Eu queria estudar para ler a Bíblia, queria ler a Palavra de Deus para poder falar para as pessoas, como eu ia saber sem ler? Quero continuar no EJA 2”, Sebastião de Paula Landim, 75 anos.

“O sentimento é muito bom. Quero estudar mais e fazer mais cursos”, Veronica Josefa da Silva, 43 anos.

“Meu sentimento é de gratidão, estou muito feliz e realizada. Quero concluir o Ensino Médio e fazer um curso técnico em Segurança do Trabalho, que é uma área que quero seguir”, Mariana Alves Souza, 43 anos.

“Sinto alegria, mas um pouco de tristeza por me despedir da professora e dos outros alunos. Recebi muito apoio, aprendi muito e estou feliz por ter participado do Ceja. Quero continuar e seguir até o final do ano que vem estudando”, Durvalina Correa, 78 anos.

“Hoje foi um dia especial desde quando acordei, sei o quanto ela esperou por este momento e estava ansiosa. Ela precisou se encontrar, quando esteve sozinha após meu pai ter falecido, para ter um momento só dela, tomar conta da vida e se realizar enquanto pessoa. É uma conquista fenomenal para minha mãe, foi uma excelente esposa enquanto ele esteve vivo e hoje pode realizar outros sonhos”, Mônica Marques, filha da Durvalina Correa.

“Eu tinha muita vergonha, por estar velho, mas fui. Foi passando o tempo, foi bom e continuei. Aprendi novas coisas e melhorei a escrita. Em Português eu sou bom, quero terminar o Ensino Médio”, Josué Silveira Correa, 64 anos.

“O sentimento é de gratidão, trabalhamos durante este ano todo em equipe, com muitas pessoas. Ver o êxito dos alunos, ao concluírem essa etapa, é a maior alegria para nós professores”, Daniele de Freitas Carvalho, coordenadora da EJA.

Vem pra EJA!

O Ceja oferece o ensino fundamental em horários flexíveis para quem não pode frequentar o presencial e precisa retomar os estudos.

As inscrições ficam abertas durante todo o ano letivo e podem ser feitas presencialmente, no espaço que fica no térreo do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, ou pelo telefone 156 da Prefeitura.

No Ceja, os munícipes interessados em cursar a Educação para Jovens e Adultos podem se inscrever, realizar provas e atividades, tirar dúvidas e buscar material para estudar em casa. O atendimento tem horário flexível e provas presenciais.

As classes de alfabetização que correspondem a EJA 1 (do 1º ao 5º ano) são no formato semipresencial, os alunos frequentam duas vezes por semana.

No EJA 2 (do 6º ao 9º ano), o aluno precisa frequentar no mínimo uma vez por mês para concluir os componentes. Após a matrícula, o estudante faz um plano de estudo, escolhe o componente que quer eliminar, pode agendar a aula e depois agendar a avaliação, ou agendar diretamente a avaliação até concluir todos os componentes.

Além do Ceja, a Prefeitura de São José dos Campos oferece a EJA no formato semestral e presencial em 10 escolas municipais, espalhadas por toda a cidade. Confira a lista das escolas.

Botão Voltar ao topo