fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Presente de Natal”, diz moradora que recebeu cadeira de rodas em São José

Prefeitura investiu no ano cerca de R$ 1,8 milhão em equipamentos para pessoas com deficiência. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Pensando na dignidade e no conforto das pessoas com deficiência, a Prefeitura de São José dos Campos encerra 2022 com saldo de investimento superior a R$ 1,8 milhão em cadeiras de rodas, cadeiras de banho, próteses e órteses.

Este serviço é de responsabilidade do Governo do Estado, mas o município assumiu as demandas para zerar a fila de espera.

Os investimentos garantiram 222 cadeiras de rodas, 144 cadeiras de banho, 62 próteses e 302 órteses, que ao longo do ano foram entregues aos pacientes que utilizam as Unidades de Reabilitação da cidade.

Na última quinta-feira (15), quem recebeu uma nova cadeira de rodas foi o paciente José Pedro de Almeida, de 67 anos, que desde 2015 é portador de Doença de Huntington – que é uma afecção herdada geneticamente e progressiva, que atinge o sistema nervoso central.

Morador do Jardim Colonial, José Pedro e a esposa Vicentina levantaram cedo e foram até a UR Sul, no Jardim Satélite, para trocar uma cadeira de rodas comum por uma novinha, que possui assento estendido e anatômico, com encosto reclinável e apoio para a cabeça.

“Essa cadeira é um verdadeiro presente de Natal e chegou em boa hora. Estávamos precisando muito. Com certeza dará mais segurança para as idas ao médico e para o nosso dia a dia, evitando as quedas que infelizmente já aconteceram.”

Já a adolescente Miriã Sabará Lobo, de 15 anos, foi até a UR Sul para tirar as medidas da sua próxima órtese. Segundo a mãe Patrícia Cristina, Miriã já é acompanhada desde bebê por conta de sequelas de uma paralisia cerebral e, com o tratamento da reabilitação, já tem uma grande autonomia. Fã de futebol, a menina nem se incomodou com o gesso na perna durante a produção do molde para a fabricação da órtese.

Neste projeto da Prefeitura, cada um dos equipamentos são personalizados de acordo com a necessidade do usuário. Por isso, os munícipes só recebem de forma definitiva os equipamentos após a etapa de medição e ajustes.

Novas entregas e medições já estão agendadas com os pacientes para a próxima quinta-feira (22) na Unidade de Reabilitação Centro Norte.

Botão Voltar ao topo