fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí Rugby conquista o Brasileiro de Sevens pela quarta vez

(Foto: Luiz Pires/Fotojump-Brasil Rugby)

É tetra! O Jacareí Rugby disputou nos dias 3 e 4 de dezembro o Brasil Sevens, torneio brasileiro de rúgbi na modalidade olímpica e organizado pela Confederação Brasileira de Rugby.

Em final contra o Pasteur, os jacarés venceram por 20 a 5 e conquistaram a competição pela quarta vez em sua história. As outras conquistas do clube aconteceram nos anos de 2017, 2018 e 2019. A competição foi realizada no SESI Osasco, em Osasco (SP).

Foram 11 os participantes. Além do Jacareí também tivemos: Pasteur (São Paulo-SP), Poli (São Paulo-SP), São José (São José dos Campos-SP), Engenharia (São Paulo-SP), SPAC (São Paulo-SP), Niterói (Niterói-RJ), Ilhabela (Ilhabela-SP), Farrapos (Bento Gonçalves-RS), Curitiba (Curitiba-PR) e Melina (Cuiabá-MT). As equipes foram divididas em quatro grupos com três times cada e os dois melhores avançando para o mata-mata.

No primeiro dia de competição, o Jacareí, que estava no grupo C, enfrentou Ilhabela e Niterói. Contra o time do litoral norte paulista, os jacarés venceram por 38 a 7. Já contra os fluminenses, o triunfo foi por 33 a 5. As duas vitórias fizeram o clube se classificar em primeiro lugar no grupo e também na classificação geral entre todas as 11 equipes.

O segundo dia começou com o Jacareí enfrentando o SPAC pelas quartas de final. Após um início bastante irregular e com vantagem na pontuação aos paulistanos, o time do Vale do Paraíba conseguiu uma virada histórica na última bola.

A partida terminou em 15 a 14 e o clube jacareiense garantiu a vaga na próxima fase. A semifinal foi um Clássico Caipira – duelo contra o São José -. Desde o princípio, os jacarés conseguiram dominar o confronto e fazer os pontos necessários para vencer por 24 a 7.

A decisão aconteceu contra o Pasteur, equipe que defendia o título conquistado em dezembro de 2021. Com grande volume de jogo, o Jacareí Rugby dominou as ações e abriu uma vantagem de dois tries durante o primeiro tempo.

Na segunda etapa, os jacarés confirmaram o bom desempenho, conseguiram mais dois tries e fecharam o jogo em 20 a 5.

“Fechamos o ano com chave de ouro. Jogamos o torneio de XV muito bem. Chegamos à final, mas não conseguimos ficar com o título. Então, ficamos com um sentimento de que poderíamos ter erguido aquele troféu. A conquista do tetracampeonato de sevens foi importante para tirar essa impressão e, finalmente, podemos gritar que éramos campeões”, disse o capitão da equipe Eduardo Garcia.

O plantel do Jacareí Rugby na conquista do tetracampeonato contou com 14 jogadores: Matheus Cruz, Matheus Augusto, Eduardo Garcia, Lucas Drudi, Mateus Gonçalves, João Vitor Furst, Rodrigo Santos, Maiki Gustavo, Gabriel Henrique Oliveira, Leonardo Soares, Andrei Henrique, Leonardo Ceccarelli, Carlos Rafael Moura e Warlen Júnior. A equipe foi comandada pelo treinador Júlio Faria.

HISTÓRICO DO TORNEIO
Com a quarta conquista, o Jacareí cada vez mais se consolida como um dos maiores campeões do Brasileiro de Sevens. A lista atual de campeões tem o São José como o maior vencedor com sete troféus. Jacareí agora soma quatro conquistas, seguido por Desterro (Florianópolis-SC) com dois títulos e Pasteur com um.

Com a taça de 2022, o Jacareí Rugby soma quatro conquistas nos últimos cinco torneios. Isso porque, o clube conquistou os troféus de 2017, 2018, 2019 e 2022. O torneio de 2020 foi cancelado em razão da pandemia de Covid-19 e o de 2021 foi vencido pelo Pasteur.

TEMPORADA 2022
A equipe adulta do Jacareí Rugby disputou três campeonatos com seu time adulto masculino. No Campeonato Paulista, os jacarés encerraram a competição em quarto lugar. No Campeonato Brasileiro de XV, o time jacareiense disputou a decisão em seus domínios, mas ficou com o vice-campeonato do torneio. Já no Sevens, o Jacareí Rugby conquistou o tetracampeonato com cinco vitórias em cinco jogos realizados.

Agora, a equipe só retornará aos gramados no próximo ano com as disputas das mesmas competições, mas ainda sem data ou previsão para o início.

O Jacareí Rugby tem patrocínio de Cebrace – A Marca do Vidro, CCR RioSP, Instituto CCR, Latecoere, Wana Química, Via Vale Automóveis e Auto Shopping Jacareí, parceria com Prefeitura Municipal de Jacareí, Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí, Secretaria de Educação de Jacareí e SESI-SP Jacareí, apoio Sanrad, CNA Inglês Definitivo, Core Sport, Biguetti e Fisioterapia Mercadante, e Lei de Incentivo Municipal – Fadenp e Lei de Incentivo ao Esporte.

Jacareí fica com o vice-campeonato juvenil de etapa do Super Sevens

Ainda neste fim de semana, o SESI Jacareí Rugby disputou o terceiro torneio do Super Sevens Juvenil, competição nacional de rúgbi na modalidade olímpica para jogadoras em idade juvenil e organizado pela Confederação Brasileira de Rugby.

Os jogos aconteceram no SESI Osasco, em Osasco (SP). Na decisão, a equipe de Jacareí foi derrotada pelo Maringá, de Maringá (PR), por 17 a 0.

O terceiro torneio Super Sevens Juvenil do ano contou com a participação de quatro equipes: Jacareí, Maringá (Maringá-PR), Leoas de Paraisópolis (São Paulo-SP) e Melina (Cuiabá-MT). Na primeira fase, todas as equipes jogaram entre si e as duas melhores fizeram a final do torneio.

No sábado, o SESI Jacareí Rugby empatou com o Maringá por 14 a 14 e venceu o Melina por 21 a 12. No domingo, as jacarés bateram o Leoas de Paraisópolis por 26 a 15 e avançaram à final da competição. Na decisão, o duelo foi bastante equilibrado contra o Maringá. Porém, na segunda etapa do jogo as paranaenses fizeram o placar e ficaram com o título.

A equipe de Jacareí encerrou o ano com três participações em torneios do Super Sevens Juvenil, com um título e dois vices. A única conquista do ano veio na Etapa de Jacareí do torneio.

Botão Voltar ao topo