fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Professores e alunos de todo o país participam da Jornada Espacial da OBA em São José

A rede municipal conquistou 171 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e está representada na Jornada Espacial com grupo de professores e estudantes. (Foto: Divulgação/PMSJC)

São José dos Campos recebe desde o último domingo (13) mais de 100 professores e alunos de todo o país para a XVIII Jornada Espacial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) com programação de aulas, palestras e visitas ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ao ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), ao MIC (Museu Interativo de Ciências), entre outros.

As escolas municipais de Ensino Fundamental Integral de São José participaram da edição deste ano da OBA e da Mostra Brasileira de Foguetes e foram premiadas, ao todo, com 171 medalhas, sendo: 47 de bronze, 67 de prata e 57 de ouro.

A rede de ensino municipal também está representada na Jornada por professores e oito alunos da Emefi Profª Maria Antonieta Ferreira Payar, do Pinheirinho dos Palmares, que se destacaram na Mostra Brasileira de Foguetes, com o lançamento de cerca de 300 foguetes, realizado em maio deste ano. A escola foi contemplada com 11 medalhas, sendo quatro de ouro e sete de prata.

Segundo a professora de Ciências, Ana Paula Oliveira da Silva, estar no evento nacional é “gratificante”. “Foi feito todo um processo, iniciamos em abril, quando os alunos receberam formação para montar os foguetes, depois realizamos os lançamentos na escola e, em seguida, eles fizeram a prova. Este foi o primeiro ano que a escola participou e tivemos a conquista de 11 medalhas. Todos ficamos motivados com os resultados e o convite para a Jornada Espacial”, disse.

“Estou achando muito legal a Jornada Espacial, fiquei feliz ao ter sido convidado para participar porque essa experiência vai me ajudar lá na frente, no meu futuro. O evento é cheio de informações, com profissionais inteligentes e dispostos a nos ensinar um pouco do conhecimento que têm”, conta Hendrick Augusto de Barros da Silva, 13 anos, do 8º ano.

“Durante essas atividades a gente aprende bastante e conhece pessoas de vários lugares do país. Para mim tem sido uma ótima oportunidade de aprender sobre astronomia e astronáutica. Estou representando minha cidade e minha escola, o que é muito especial, uma experiência única”, destaca Sophia Bueno Ribeiro, 14 anos, do 8º ano.

Visita ao MIC

Nesta quarta (16), os 56 professores e 56 alunos participantes da XVIII Jornada Espacial OBA conheceram as atrações do Museu Interativo de Ciências e foram os primeiros a visitarem a exposição fotográfica “A Caminho da Lua”, no sexto andar do Museu.

A mostra, realizada em parceria com o Projeto Céu Profundo, tem imagens inéditas do divulgador científico Wandeclayt Melo, feitas desde 2018 até outubro deste ano e está aberta ao público a partir desta terça (17), com agendamento prévio no site da Prefeitura. Saiba mais aqui.

Olimpíadas científicas

Os eventos OBA e MOBFOG são abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

A competição tem como principal objetivo incentivar os alunos a estudar disciplinas como Física, Matemática e Geografia, além de despertar o interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia ao abrir portas para o universo da Astronomia prática e teórica.

Botão Voltar ao topo