fbpx

FIFA e AIPS homenageiam jornalistas brasileiros durante Copa do Mundo do Qatar

Galvão Bueno, João Ramalho, Wellington Campos, Jorge Luis Rodrigues e Eraldo Leite foram homenageados pelo trabalho consagrado na cobertura de mais de oito mundiais em suas carreiras

AIPS homenageia jornalistas brasileiros durante Copa do Mundo do Qatar. (Foto: Brendan Moran/FIFA)

Um time de jornalistas consagrados da imprensa brasileira recebeu a sua própria Copa do Mundo na terça-feira (29), no Centro Internacional de Mídia, em Doha, no Qatar.

Galvão Bueno, João Ramalho e Luís Roberto (TV Globo), Wellington Campos (Rádios Itatiaia e Tupi) Jorge Luiz Rodrígues (Conmebol), Ozires Nadal (Rádio Lagoa Dourada), Eraldo Leite (Rádio Globo), Ricardo Caprioti (Rádio Bandeirantes), Juca Kfouri (UOL e Folha de São Paulo), Éder Luís (Rádio Transamérica) e Pedro Ernesto (Rádio Gaúcha) foram homenageados pela Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS) e FIFA por seus trabalhos relevantes na história das Copas do Mundo. Todos cobriram oito ou mais edições do evento esportivo mais importante do planeta.

“É uma felicidade ter recebido esse reconhecimento internacional pela minha carreira. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui na empresa. É muito bom servir de referência para os novos profissionais e ter deixado esse legado de trabalhar com companheirismo e sempre ter conseguido entregar o padrão de excelência reconhecido pelo Grupo Globo”, comentou João Ramalho 62 anos, funcionário da TV Globo há 43 anos. O produtor executivo da emissora está cobrindo o seu nono Mundial. Ele faz a cobertura da seleção brasileira desde 1999.

Ramalho recebeu a réplica da Copa do Mundo das mãos do ídolo Ronaldo, que fez questão de entregar pessoalmente o prêmio ao jornalista. A participação do ex- jogador não era prevista pelo cerimonial.

“Um momento muito emocionante, dos mais importantes da minha carreira. Isso só aconteceu graças à Rádio Itatiaia e à minha família, que soube entender esses momentos. Me sinto um campeão do mundo, pois passa um filme pela cabeça, de todas as Copas, mas também dá mais responsabilidade de seguir dando notícias com credibilidade. Não para por aqui não, vamos juntos”, disse Wellington Campos.

Conhecido como “Ídolo” entre os colegas nas coberturas esportivas, Wellington Campos, 59 anos, começou a cobrir a CBF em agosto pela Rádio Itatiaia em agosto de 1990. Sua primeira Copa do Mundo foi em 1994 nos Estados Unidos, no tetracampeonato do Brasil e depois participou de todas até o Qatar.

O evento intitulado “Jornalistas no Pódio” é realizado pela AIPS desde 2012 com o objetivo de celebrar a carreira de jornalistas e fotógrafos que se dedicam à cobertura esportiva.

“É importante relembramos e reconhecermos a comprometimento de todos os nossos colegas, que é o motivo principal de realizarmos essa premiação durante os eventos esportivos mais importantes. Em todo esse tempo, nossos colegas agradeceram pela iniciativa, que destaca a vitalidade da nossa profissão e celebra sua independência, pilar essencial do nosso trabalho”, ressalta Gianni Merlo, presidente da AIPS.

Na Copa do Mundo do Qatar, 82 profissionais de imprensa já possuem oito ou mais edições de Copa do Mundo FIFA no currículo.

Botão Voltar ao topo