fbpx

Alunos do IBEE assistem aulas de Contrainteligência

Alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento do Sistema de Inteligência e Contrainteligência do Estado brasileiro. (Foto: divulgação)

Os alunos da pós-graduação em Inteligência Estratégica, do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos (IBEE), tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento do Sistema de Inteligência e Contrainteligência do Estado brasileiro, com o professor Dr. Luís Fernando Baptistella, que atuou no Departamento de Contrainteligência da Marinha.

O comandante Baptistella, que atualmente é consultor na atividade de inteligência, com foco em proteção do conhecimento na Bravus Consultoria e a SmartCyber Brasil, explicou que o objetivo das aulas, que ocorreram nos dias 11 e 12 de novembro de 2022, foi desenvolver a temática da Contrainteligência por meio da apresentação de conceitos teóricos, bem como por meio da apresentação de exemplos e de sua aplicação prática. Assuntos como vulnerabilidades Internas – insider threat, cyber segurança e contraespionagem também foram abordados. Na ocasião, o professor ainda tirou dúvidas dos alunos e contou um pouco da sua experiência profissional nos EUA, na China e na África.

Presidido pela Dra Maria Alice Meirelle, o IBEE tem como coordenador o professor Dr. Edwaldo Costa. Antes do professor Dr. Baptistella, os discentes assistiram aulas de Metodologia Científica com o Coronel Prof. Dr. Rondon; Atividade de Inteligência com o Prof. Me. Humberto de Sá Garay; Inteligência competitiva com o especialista e empresário Cesar Augusto Matos e Produção do Conhecimento I e II com o ex-Chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) e ex-professor da ABIN, Prof. Raimundo Teixeira.

Botão Voltar ao topo