fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Live da COP-27 sobre mobilidade tem participação de São José dos Campos

O corredor sustentável da Linha Verde e a frota 100% elétrica de São José foram apresentadas durante live sobre sustentabilidade na COP-27. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Representantes da Prefeitura de São José dos Campos estão participando de fóruns e eventos nacionais e internacionais para debater e apresentar propostas inovadoras para o transporte público, com foco na eficiência e em soluções ambientalmente sustentáveis.

A convite do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a arquiteta da Secretaria de Mobilidade Urbana, Débora Redondo, participou de uma live da COP-27, maior evento de mudanças climáticas no mundo, na quinta-feira (17) sobre Mobilidade Sustentável e Inclusiva: Como boas práticas locais podem influenciar boas ações do Governo Federal.

O debate online contou com a participação de representantes do Idec, da Casa Fluminense, da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Observatório dos Trens do Rio de Janeiro.

A proposta é debater as práticas mais atuais e inovadoras de gestão do transporte coletivo adotadas nas cidades brasileiras e como elas ajudam a garantir o direito dos usuários e reduzir o impacto ambiental que o transporte gera.

São José está entre as cidades que elaboram novas formas de contratação do transporte coletivo, visando ampliar a frota elétrica e buscando recursos para baixar o valor da tarifa. É uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos e terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. A cidade já possui 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pela Linha Verde, um corredor sustentável que liga a região sul ao centro da cidade.

Na live, São José dos Campos apresentou o modelo de locação de frota elétrica e da divisão de serviços, como forma de reduzir custos, garantir mais conforto ao usuário e mais transparência ao transporte público. A futura concessão terá como vencedora a empresa/consórcio que apresentar a menor tarifa técnica.

O futuro modelo de concessão é inovador ao separar a operação, tecnologia e o financeiro, do serviço. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço.

A inclusão da eletromobilidade no sistema e o deslocamento zero carbono foi elogiado pelos demais participantes da mesa redonda.

Troca de experiências

Representantes da Semob também marcaram presença no Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de mobilidade urbana, realizado em São José do Rio Preto, nesta quinta-feira (17).

O objetivo do Fórum é permitir aos secretários e dirigentes públicos trocarem informações e experiências, conhecerem novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito e, discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações.

No Fórum, São José apresentou cases sobre o monitoramento do transporte público e sobre a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros. O Departamento Operacional de Trânsito e Transportes apresentou o sistema de monitoramento eletrônico realizado por meio de 1.200 câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

A cidade monitora os principais corredores viários e o transporte público, garantindo agilidade no atendimento de ocorrências de trânsito, na fiscalização dos horários e itinerários do transporte público, além de atuar no controle do tráfego por meio do sistema semafórico. Atua ainda na leitura de placas, no rastreamento de veículos e no estacionamento irregular, contribuindo na área da segurança pública.

A cidade de São José dos Campos também está representada no maior evento internacional para cidades do mundo, o Smart City Expo World Congress, realizado em Barcelona (Espanha) desde 2011. Primeiro município do Brasil a ser certificado como cidade inteligente pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), São José dos Campos é representado no evento na Espanha por meio do prefeito e de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A maior cidade do Vale do Paraíba faz parte de um seleto grupo de outros 79 municípios pelo mundo identificados como cidades inteligentes (smart city), em razão de a certificação da ABNT ser baseada em três normas internacionais regulamentadas pelo World Council on City Data, ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

Botão Voltar ao topo