publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

4º Batalhão de Choque comemora 14 anos e entrega medalhas às autoridades

O evento acontece na sede do Batalhão e concede medalha Comandos de Operações Especiais

(Foto: Amanda Ramos/SSP)

O 4º Batalhão de Choque (BPChq) completou 14 anos e durante comemoração realizada na quinta-feira (17), entregou a medalha Comandos de Operações Especiais às autoridades presentes. O secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos foi um dos homenageados.

“É assim que definimos as tropas oficiais, pela atividade que tem complementando e engrandecendo o trabalho do policiamento de área e reforçando-o. As tropas especiais são multiplicadores de poder”, citou o general Campos.

A medalha Comandos de Operações Especiais foi instituída com o objetivo de agraciar personalidades civis e militares ou instituições públicas e privadas que tenham contribuído, apoiado e valorizado, de algum modo, as atividades de comandos e operações especiais, ou prestado relevantes serviços ao Estado e à população paulista.

Ainda durante a cerimônia, foi descerrada a foto dos comandantes do Ten Cel PM Valmor Saraiva Racordi, que foi comandante do 4º BPChq de maio de 2020 a novembro de 2021, e do Ten Cel PM José Luiz Gonçalves. Para encerrar o descerramento, a filha do Ten Cel PM Gonçalves, Mariana, que recentemente perdeu a mãe, recebeu um mimo das mãos do comandante do 4ºBPChq.

O evento contou com a presença do Desembargador Ricardo Mair Anafe, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que também foi agraciado com a medalha.

4º BPChq

O 4º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) foi criado em novembro de 2008, durante um plano de reestruturação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

O grupo, até 1989, permaneceu subordinado diretamente ao Comando de Policiamento de Choque, quando então foi criado o GPOE, formado pelo GATE e pelo COE. O GPOE foi extinto em 1993 e o COE e o GATE passaram então a integrar o 3º BPChq, que já tinha, como uma de suas companhias, o CANIL.

As três companhias, COE, GATE e CANIL, permaneceram como subunidades do 3º BPChq até 2008, quando passaram a formar uma nova unidade, o 4º BPChq.

Botão Voltar ao topo