fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Saúde da Mulher é tema de curso em São José dos Campos

Curso reunirá diversos profissionais de rede pública de saúde. ( Foto: Adenir Britto/PMSJC)

São José dos Campos receberá pela primeira vez, nesta sexta-feira (18), o Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher. A capacitação será ministrada pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Pérola Byinton – uma das maiores referências neste tema em toda a América Latina.

O evento acontece das 8h30 às 12h no Hotel Golden Tulip e reunirá médicos da Estratégia de Saúde da Família, ginecologistas, mastologistas, enfermeiros e diversos profissionais da rede pública de saúde.

Sob a coordenação do professor Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o curso será totalmente gratuito e visa a detecção precoce do câncer ginecológico e mamário.

Baseado na apresentação de casos clínicos, a iniciativa que está sendo levada a várias cidades do interior do Estado de São Paulo objetiva capacitar profissionais da área da saúde para triagem resolutiva de lesões suspeitas de malignidade, evitando referenciar casos benignos e priorizando os casos suspeitos de malignidade.

Segundo a médica responsável pelo Núcleo Previna da Secretaria de Saúde, Elitânia Pontes, este curso beneficia principalmente os pacientes da rede pública, uma vez que o município terá profissionais da Atenção Básica e Atenção Secundária de Saúde cada vez mais capacitados para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Programação

8h30 – Abertura

9h – Apresentação do Projeto sobre a importância da adoção dos protocolos custo/efetivos no SUS na detecção do câncer ginecológico e mamário.
Profº Dr. Luiz Henrique Gebrim

9h30 às 10h – Importância da biópsia ambulatorial de mama nos nódulos suspeitos.
Apresentação de casos clínicos de doenças benignas e malignas de mama.
Profº Dr. Luiz Henrique Gebrim

10h30 às 11h – Apresentação de casos clínicos de colo uterino, ovário e endométrio.
Dr. Roney Cesar Signorini

11h às 11h30 – Anticoncepção prolongada às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Dr. Luís Carlos Sakamoto

11h30 às 12h – Discussão com os participantes e distribuição do Manual de Condutas em Ginecologia aos participantes.

Botão Voltar ao topo