fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Crianças são ouvidas para Plano Municipal pela Primeira Infância em São José

A elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância contará com a colaboração de 1.824 crianças da educação infantil. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Alice Rodrigues Rodolfo e Davi Lucas Machado Cardoso têm apenas 6 anos de idade, mas já sabem o que querem para que São José dos Campos seja uma cidade ainda mais segura, bonita, desenvolvida e saudável para crianças e adultos.

Ela pede mais árvores e parques mais coloridos, enquanto ele sonha com mais brinquedos nos parquinhos. Em comum, o desejo de melhoria da qualidade de vida de todos.

As duas crianças são alunas do Cecoi (Centro Comunitário de Convivência Infantil) Nossa Senhora Auxiliadora, localizado no Jardim Limoeiro, na região oeste.

Junto com seus colegas de classe, nesta quarta-feira (16) foram ouvidos pelos professores sobre seus anseios e o que querem que seja melhorado ou implantado em São José nos próximos 10 anos.

Até a próxima sexta-feira (18), 1.824 crianças de 3 a 6 anos de oito Cecois, Cedins (Centros de Educação Infantil) e Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) de todas as regiões da cidade terão vez e voz dentro do amplo e democrático processo de elaboração do PMPI (Plano Municipal pela Primeira Infância), em que serão consultados diversos setores da sociedade.

Entre as perguntas, estão questionamentos como o que é uma cidade boa para as crianças; se você fosse o prefeito, o que faria para melhorar a cidade; e o que você gosta e o que não gosta em São José dos Campos.

Em relação às crianças de 0 a 3 anos, estão sendo consultados, através de formulários por escrito, os pais e responsáveis. Já responderam os questionários um total de 738 adultos.

O prazo para participação dos cuidadores das crianças se encerrará na próxima terça-feira (22). Participe você também através do link .

Passeio

Antes de serem ouvidos, nesta quarta os alunos do Cecoi Nossa Senhora Auxiliadora participaram de um passeio pelas ruas do entorno da unidade escolar.

Durante a atividade, foram anotadas suas contribuições para melhorias a serem implementadas. Na volta à sala de aula, foi a vez das entrevistas para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.

As sugestões viraram desenhos, que serão espalhados pelos murais do Cecoi. Atividades semelhantes estão sendo realizadas nas outras sete unidades que representarão a cidade neste processo.

“Quero uma cidade boa para todas as crianças. E que tenha também mais brinquedos”, disse Alice.

“Gosto de São José, que tem muitos parques. Mas quero que tenha mais brinquedos para as crianças nos parques. Também gostaria que tivesse uma roda gigante”, afirmou Davi.

Cidade boa para todos

A coordenadora do Plano Municipal pela Primeira Infância, Lúcia Salviato, destacou a importância da escuta com as crianças e seus cuidadores.

Diversas secretarias municipais vão participar da elaboração e da implementação do documento.

“A participação dos diversos atores, como familiares, cuidadores, profissionais e as próprias crianças, na construção de política pública contribui na tomada de decisão mais assertiva”.

A opinião foi compartilhada pela orientadora de ensino da Educação Infantil de São José, Adriana Cunha e Silva.

“Com esta escuta, valorizamos a perspectiva das crianças sobre a cidade, incluindo no Plano Municipal pela Primeira Infância questões que são importantes para elas, como o espaço para brincar, a valorização da natureza, a cultura e a preocupação com o bem-estar de todos”, disse Adriana.

“É um movimento de participação social na garantia de uma cidade feita para as crianças, onde tenham suas necessidades e interesses atendidos, contribuindo para que tenham um desenvolvimento saudável e pleno. Sendo uma cidade boa para as crianças, será boa para todos”, completou.

Urban95

A escuta das crianças e a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância são ações da iniciativa Urban95, à qual São José passou a integrar no ano passado após firmar parceria internacional com a Fundação Bernard Van Leer, da Holanda.

A cidade entrou para um seleto rol de 24 municípios brasileiros escolhidos para participar do programa, assumindo o compromisso de oferecer um bom começo de vida para as crianças.

O objetivo é criar espaços e implementar programas e serviços com foco na primeira infância.

A Urban95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura.

Botão Voltar ao topo