
(Foto: Divulgação/CBAt)
A seleção brasileira de ultramaratona disputa o Campeonato Intercontinental das Américas 24 Horas neste sábado e domingo (12 e 13/11) no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A entrada para o público é gratuita e a competição faz parte do calendário da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU, na sigla em inglês).
O evento reunirá atletas inscritos oficialmente pelas federações nacionais de países das Américas. Estão confirmados competidores da Argentina, Brasil, Bolívia, México, Paraguai e Uruguai. Os vencedores no masculino e feminino serão os atletas que percorrerem a maior distância dentro do período de 24 horas.
O Brasil terá oito atletas na competição – quatro no masculino e 4 no feminino: Viviane Regina Motta, Neide Rosa de Souza, Fagna das Chagas e Fabianna Antunes Bannwart, no feminino, e José Adailton Barbosa, Edimar de Souza, Gabriel Picarelli Mafalda e Itacir Mochnacz, no masculino. A disputa começará neste sábado, às 10 horas, e terminará 24 depois, às 10 horas de domingo.
Para a definição dos vencedores por equipes, no masculino e no feminino, serão levados em consideração os três melhores resultados de atletas de cada país. Além da disputa internacional, a programação ainda terá uma corrida aberta de 24 horas.
Este será o terceiro Continental nas Américas. O primeiro foi disputado em Madison, nos Estados Unidos, em 2015, e o segundo ocorreu em Bertioga, no litoral paulista, em 2019 – os dois de 100 km. Este será o primeiro de 24 horas no continente americano.
Uma corrida de 24 horas é uma forma de ultramaratona, na qual um competidor corre a maior quilometragem possível neste período de tempo. No caso da competição de São Bernardo, o evento será disputado numa pista de 400 m. A Confederação Brasileira de Atletismo dá o aval.