publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Patrulha Maria da Penha em São José amplia atendimento na DDM

Agente da Patrulha Maria da Penha dá informações sobre como funciona o trabalho da equipe. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Patrulha Maria da Penha, da Prefeitura de São José dos Campos, ampliou os serviços prestados à população e está atendendo também na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). O objetivo é garantir ainda mais acolhimento e proteção a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Pela proximidade com o atendimento da DDM, a equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) que faz parte do Programa Patrulha Maria da Penha pode atuar como um elo de conexão entre o atendimento da Polícia Civil e o encaminhamento dos casos ao Judiciário por meio da Vara da Violência Doméstica e Familiar.

Atuando na DDM, a Patrulha também otimiza a integração com a rede municipal de apoio às vítimas de violência familiar, orientando as mulheres sobre os serviços disponíveis na Prefeitura e facilitando o encaminhamento dos casos aos programas específicos da Secretarias de Apoio Social ao Cidadão –como o Creas– e da Secretaria de Saúde.

“A Patrulha Maria da Penha, sediada na Delegacia de Defesa da Mulher, tem sido uma união de esforços entre Estado e Município, em prol da vítima de violência doméstica”, afirmou a Delegada da DDM de São José dos Campos, Tatiana Braun de Mattos Anjo.

Ocorrências

Já foram atendidas 389 ocorrências e 74 agressores foram presos pela Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva concedida pela Justiça. Atualmente, 62 mulheres são assistidas. O atendimento na DDM faz parte do Plano de Gestão do atual governo.

A Justiça encaminha à Patrulha mulheres que podem participar do programa. Após a inclusão dessas mulheres, começam os patrulhamentos preventivos nos locais frequentados pelas vítimas.

Em casos determinados pela Justiça, a vítima também pode receber um dispositivo de emergência. Quando acionado, o dispositivo dispara um alerta no CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com a localização da vítima em tempo real para que as equipes possam ser acionadas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Botão Voltar ao topo