
Convocada na tarde desta segunda-feira (7), a Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo no Catar tem, além de 22 jogadores que disputaram a Copinha, outros 14 que estiveram em campo pelo Campeonato Paulista.
O técnico Tite convocou 26 atletas na sede da CBF, dos quais cinco venceram o Paulistão. O Brasil estreia no Mundial na quinta-feira, 24 de novembro, diante da Sérvia.
Dentre os que disputaram o Paulistão, destaque para Neymar, do PSG da França, camisa 10 do time de Tite e que foi tricampeão paulista com o Santos em 2010, 2011 e 2012. Ele ainda foi vice-campeão em 2009 e 2013, chegando à decisão de todos os torneios que disputou.
Com 53 gols, o craque revelado na Vila Belmiro ainda é o maior artilheiro do Paulistão neste século. Parceiros no time santista e atualmente na Juventus da Itália, Alex Sandro foi campeão em 2010 e 2011, enquanto Danilo venceu em 2011.
Atual campeão, quando o Palmeiras superou o São Paulo na decisão, Weverton também conquistou a taça em 2020, ao vencer o Corinthians na final.
Antes, o goleiro havia disputado a competição por Oeste, Botafogo e Portuguesa. Entre um título e outro palmeirense, quem também venceu o Paulistão foi Daniel Alves, do Pumas do México, pelo São Paulo, superando a própria equipe alviverde.
Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli se destacam por terem disputado o estadual por equipes do interior.
O volante do Newcastle da Inglaterra jogou pelo Audax em 2015 e 2017, enquanto o atacante do Arsenal defendeu as cores do Ituano em 2018 e 2109. Revelado pelo Corinthians, Everton Ribeiro jogou pelo alvinegro em 2007 e disputou as edições de 2008, 2009 e 2010 pelo São Caetano.
Éder Militão e Antony (São Paulo), Marquinhos (Corinthians), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Rodrygo (Santos) tiveram suas primeiras oportunidades em suas equipes profissionais no Paulistão.
O Brasil estreia na Copa do Mundo do Catar na quinta-feira, 24 de novembro, quando enfrenta a Sérvia, às 16h.
Confira a lista e os times dos convocados que jogaram Paulistão:
Weverton (Oeste, Botafogo, Portuguesa e Palmeiras)
Daniel Alves (São Paulo)
Danilo (Santos)
Éder Militão (São Paulo)
Marquinhos (Corinthians)
Alex Sandro (Santos)
Bruno Guimarães (Audax)
Casemiro (São Paulo)
Éverton Ribeiro (Corinthians e São Caetano)
Antony (São Paulo)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Gabriel Martinelli (Ituano)
Neymar (Santos)
Rodrygo (Santos)