FESTIPOEMA premia vencedores de sua 16ª edição em Pindamonhangaba; veja fotos

Evento realizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras em parceria com a prefetura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, aconteceu em dois dias no Teatro Galpão

A pequena Stellen César, de 7 anos, foi a campeã na categoria Infantil com o poema ‘Meu floco de neve’. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Chegou ao fim, na noite do sábado (5), a 16ª edição do Festival de Poemas (FESTIPOEMA), realizado em dois dias no Teatro Galpão em Pindamonhangaba. O festival, realizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras em parceria com a prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, foi retomado de forma presencial após dois anos devido ao coronavírus.

Após as apresentações da segunda noite, coube aos jurados a difícil missão de escolher os primeiros colocados nas cinco categorias em disputa. A cobertura com as fotos do primeiro dia você pode ver aqui.

Na categoria Adulto da Autoria de Poemas, o primeiro ficou com Roque Weschengeider, de Santa Rosa (RS), com o poema ‘Danças na Poesia’. Milton Rezer, de Manaus (AM), foi o segundo colocado com ‘Insônia Literária’ e, Fernanda Marques da Silva, de São João da Boa Vista (SP), terminou em terceiro lugar com o poema ‘Beatriz, a filha que nunca existiu’. Todos receberam o troféu Balthazar de Godoy Moreira.

No Juvenil, a campeã foi Márcia Eduarda Valente, de Pindamonhangaba, com ‘Lirismo hiperbólico’. Ana Flávia Andrade, de São Bento do Sapucaí, foi a segunda colocada com ‘O mais precioso amor’ e Yara Feriotto, de Pindamonhangaba, encerrou a premiação em terceiro lugar com ‘Efemeridade’. Eles foram agraciados com o troféu Juo Bananéri.

Na categoria Infantil – premiados com o troféu Bertha Celeste Homem de Mello – a vencedora foi a pequena pindamonhangabense Stellen César, de 7 anos, com ‘Meu floco de neve’. O segundo lugar foi para ‘Um dia na mata’, de Emanuelly Macedo, e o terceiro para Festa Junina, de Igor Vieira, ambos de São Bento do Sapucaí.

Rafael Gomes, ao centro e ao lado de alunos da escola de teatro, recebe o troféu de campeão da categoria Interprete. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
Na categoria Interprete, o campeão foi Rafael Gomes, atuando na interpretação de “Encanto da Vida”, com participação dos alunos da escolinha de teatro do ‘Teatro Galpão’. O segundo lugar foi para Murilo Belvedereze e João Paulo Guerra, interpretando ‘O inventor do nada’. Já o terceiro ficou com Rhosana Dalle por sua atuação no poema ‘Retalhos’. Todos receberam o troféu Augusto César Ribeiro.

Na categoria vídeo – troféu Amácio Mazzaropi – Sthephany Lomar e Mika Monstásio ficaram com o primeiro lugar pela atuação em “O florescimento de uma guerreira arco-íris’. O segundo foi para Jair Júnior Teixeira, em ‘O inventor do nada’ e o terceiro ficou com Pedro Santiago e Heloisa atuando em ‘O medo’.

Confira, abaixo, a galeria com fotos do 2º dia de apresentações e da premiação. Você também pode ver a galeria de fotos do primeiro dia do evento, neste link, da cobertura exclusiva do PortalR3 de mais uma edição do Festipoema.

Botão Voltar ao topo