publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos obtém queda de 64% nos casos de roubo e 31% nos homicídios

CSI foi instalado no Parque Tecnológico São José dos Campos em abril de 2021; até o momento, mais de 100 cidades brasileiras visitaram o local

Considerado o mais avançado centro de segurança e inteligência do Brasil. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Certificada como a primeira cidade inteligente do Brasil, São José dos Campos também foi apontada como o município mais seguro do país com população superior a 500 mil habitantes, de acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

Nos últimos seis anos foram reduzidos todos os indicadores criminais, desde furto, com uma queda de 13%; roubo, com mais de 67%, e homicídio doloso, com 33%. No caso de roubo de veículos, a queda chega a 72,6%.

O resultado é fruto de um trabalho realizado pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI), instalado no Parque Tecnológico São José dos Campos, um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Inaugurado em abril de 2021, o CSI monitora mais de 1 mil pontos espalhados por todas as regiões da cidade, 24 horas por dia, em tempo real.

Desde a implantação da tecnologia do CSI, já foram realizadas mais de 380 prisões de suspeitos.

Além disso, mais de 240 veículos roubados foram recuperados e mais de 90 foragidos da justiça foram presos.

A ferramenta dispõe de um banco de dados nacional de pessoas e veículos envolvidos em ocorrências policiais. Sendo assim, é possível flagrar foragidos de todo o Brasil e os prender se passarem pelas câmeras inteligentes do CSI na cidade de São José dos Campos.

De acordo com Jeferson Cheriegate, Diretor-Geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, o CSI é a principal referência do Brasil em monitoramento inteligente.

“Em pouco mais de 16 meses de operação, recebemos a visita de mais de 100 representantes de cidades brasileiras, buscando referências do modelo de operação. Existem cidades com a mesma tecnologia, mas São José dos Campos é a única que possui integração com todas as bases de dados de segurança”, explica

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O CSI foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e pertence à Secretaria de Proteção ao Cidadão.

Segundo Bruno Santos, secretário de Proteção ao Cidadão da Prefeitura, ter a oportunidade de instalar o CSI dentro do Parque Tecnológico agrega muito valor à operação. “O fato de estarmos em um local que respira e vive inovação nos proporciona acesso a tecnologias de última geração e permite que exista uma troca de conhecimento com as empresas que estão dentro do parque”, finaliza.

Botão Voltar ao topo