Com 65 pontos de vantagem, São José consolida força no esporte

O chefe da delegação joseense, Claudemir Cabral, recebe a medalha e troféu de campeão dos Jogos Abertos do Interior em São Sebastião. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A edição 84 dos Jogos Abertos do Interior, encerrada no último sábado (15), em São Sebastião, consolidou a força do esporte joseense, que encerrou sua participação com uma vantagem de 65 pontos sobre a segunda colocada, Santos.

Ao final de quase duas semanas de disputa, São José somou 268 pontos, contra 203 da cidade litorânea, conquistando o sexto título da história da competição.

Das 45 equipes que representaram São José nos Jogos, entre masculinas e femininas, 14 conquistaram o troféu de campeã, cinco terminaram com o vice-campeonato e 14 ficaram em terceiro lugar.

Conquistaram o ouro as equipes de atletismo feminino livre, basquete feminino sub-21, basquete masculino sub-21, futebol feminino livre, futsal feminino livre, futsal masculino sub-21, handebol feminino sub-21, judô masculino livre, karatê feminino livre, kickboxing feminino livre, tênis feminino sub-21, wrestling feminino livre, wrestling masculino livre e xadrez masculino sub-21.

Em segundo lugar terminaram as equipes de bocha livre, damas feminino livre, taekwondo feminino livre, taekwondo masculino livre e tênis de mesa masculino livre.

Em terceiro ficaram as equipes de badminton feminino livre, ciclismo feminino livre, damas masculino livre, ginástica artística masculina sub-16, ginástica rítmica livre, karatê masculino livre, tênis masculino sub-21, vôlei feminino sub-21, vôlei de praia feminino livre, vôlei de praia masculino livre, xadrez feminino livre, tênis de mesa feminino livre, judô feminino livre e boxe masculino livre.

Duas equipes terminaram em quarto lugar (boxe feminino livre e vôlei masculino sub-21); uma ficou em quinto lugar (biribol livre); duas em sexto (supino livre e kickboxing masculino livre); uma em sétimo (ginástica artística feminina livre) e uma em oitavo (atletismo masculino livre).

Apenas duas equipes não pontuaram, a natação feminina livre (12º lugar) e a natação masculina livre (14°). No entanto, vale ressaltar que nessa modalidade, todos os atletas são da base, com idade até 20 anos, do Programa Atleta Cidadão, que competem com nadadores muito mais experientes.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hexacampeonato

Este foi o sexto título de São José na história dos Jogos, o quarto consecutivo, conquistados em 2017 (consórcio ABC – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), 2018 (São Carlos) e 2019 (Marília). Em 2020 e 2021 a competição não foi realizada em razão da pandemia de covid-19. Os primeiros títulos joseenses foram registrados nos anos de 1969 (Araraquara) e 2014 (Bauru).

Os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” são a maior competição esportiva da América Latina entre as cidades. Este ano, a competição reuniu cerca de 13 mil atletas de 180 municípios.

São José participou da competição com uma delegação de 537 pessoas, sendo 376 atletas e 87 membros de comissões técnicas, distribuídos em 45 equipes, entre masculinas e femininas, de 25 modalidades esportivas, além de 68 profissionais que compuseram a equipe de apoio.

Pontuação final (10 primeiros):
1º) São José dos Campos – 268
2º) Santos – 203
3º) São Caetano do Sul – 192
4º) Sorocaba – 134
5º) Araraquara – 114
6º) São José do Rio Preto – 93
7º) Pindamonhangaba – 90
8º) Praia Grande – 87
9º) Mogi das Cruzes – 76
10º) Indaiatuba – 74

Botão Voltar ao topo