A Defesa Civil de São José dos Campos encerrou a Operação Estiagem deste ano com o registro de aumento de focos de incêndio na cidade.
A Operação Estiagem, que começou no dia 1º de junho e terminou em 30 de setembro, contabilizou 243 atendimentos de combate a queimadas na cidade. No ano passado, foram 109 casos.
Este ano, foram queimados cerca de 686 mil metros quadrados. O pior mês foi agosto, com 71 focos.
O aumento da demanda em 2022 com relação às queimadas foi provocado pelo longo período de seca, com muitos dias de baixa umidade relativa do ar”, disse o coordenador da Defesa Civil, José Benedito da Silva.
Além das chamadas feitas pela população quando aparece fumaça de queimada, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) registra focos de incêndio desde os primeiros momentos, antes mesmo que eles sejam visíveis, o que agiliza o combate ao fogo porque é feito logo no início.
Cartilha
Durante a Operação Estiagem, agentes da Defesa Civil fizeram ações preventivas em escolas e feiras-livres, com distribuição da Cartilha Dona Brasa.
A cartilha contém orientações de como evitar queimadas, entre elas não fazer fogueiras e não soltar fogos de artifício na direção de áreas florestais.