fbpx

Cerimônia na Itália relembra e homenageia passagem da FEB por Camaiore

As atividades foram realizadas em Ronchidoso, no município de Gaggio Mantano.

A cerimônia homenageia os militares brasileiros que tombaram durante a operação militar, assim como a amizade e fraternidade criadas entre a comunidade italiana local e os pracinhas brasileiros. (Foto: Diretoria do Patrimômio Histórico e Cultural do Exército)

Uma cerimônia foi realizada no dia 19 de setembro em memória da libertação de Camaiore e atividade em Gaggio Mantano, percurso da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial na Itália.

Marcaram presença, o coronel e adido do Exército, Sérgio Alexandre de Oliveira, Grazziano Dalle Luche, representando o prefeito de Camiore, Marco Dal Torrione do grupo de Estudos Históricos de Camiore, dentre outras autoridades militares e civis.

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por meio do Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB), apoiou o evento que destaca as memórias dos heróis brasileiros, preservando no Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (MNSGM), os respectivos jazigos dos combatentes.

A cerimônia homenageia os militares brasileiros que tombaram durante a operação militar, assim como a amizade e fraternidade criadas entre a comunidade italiana local e os pracinhas brasileiros, quando da passagem por Camaiore dos integrantes do 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira.

As atividades realizadas em Ronchidoso, no município de Gaggio Mantano, contou com a presença do 2º tenente Itamar Maia Silva, representando à Aditância do Exército junto ao MVMB, que mantêm acesa a chama de honra e glória que os nossos soldados da FEB deixaram nos corações e mentes da população italiana.

Destaca-se os três primeiros soldados brasileiros que morreram em combate da FEB nas proximidades de Camaiore aos 21 de setembro de 1944, os soldados Antenor Ghirlanda, Atílio Piffer e Constantino Maroqui, todos integrantes do 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira.

VEJA TAMBÉM

Botão Voltar ao topo