Um trabalho em forma de poster sobre o inventário das árvores de São José dos Campos foi premiado no CBAU (Congresso Brasileiro de Arborização Urbana), realizado de 19 a 22 de setembro, em Campo Grande (MS).
Elaborado por seis servidores da Prefeitura, o documento destacou as ações do programa Arboriza São José, em especial a gestão do patrimônio arbóreo público do município.
Durante o evento, promovido pela SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana), as representantes joseenses receberam o certificado Tree Cities of the World, entregue pela gerente do programa, Alana Tucker.
Trata-se de um reconhecimento da Arbor Day Foundation, uma fundação ligada à FAO/ONU, que é dado às cidades que realizam uma boa gestão e valorizam a arborização urbana.
São José conquistou esse selo pelo terceiro ano consecutivo. Esse reconhecimento exalta o trabalho da cidade na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de medidas para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo.
Entre as ações realizadas, estão o plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnica e educação ambiental.
Além disso, a Prefeitura disponibiliza no site a completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas as árvores cadastradas no portal Geosanja.
Por todas as regiões, são mais de 80 mil árvores existentes nas calçadas. Elas melhoram a qualidade do ar, refrescam o ambiente, servem de barreira para ruídos e embelezam ruas, avenidas, praças e parques. Mais informações sobre o patrimônio arbóreo no sistema de cadastro e mapa das árvores.