fbpx

Proposta do Papa Francisco é tema da novena e festa da Padroeira do Brasil em 2022

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A Novena e Festa da Padroeira do Brasil, deste ano, estão se aproximando. No próximo dia 03 de outubro, acontece o primeiro dia da Novena, que neste ano tem como proposta geral refletir, “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. A temática corresponde ao pedido feito pelo Papa Francisco aos católicos, em ser uma Igreja Sinodal.

“Não vale ser Igreja Missionária e ficar parado, estagnado, acomodado. Eis o desafio para nós cristãos, ser esta Igreja Missionária”, afirmou o Missionário Redentorista Padre Ferdinando Mancilio.

As reflexões da Novena da Padroeira deste ano, vão ao encontro com o Sínodo 2021-2023, quando os bispos do mundo todo se reúnem em outubro do ano que vem, para discutir novas diretrizes de evangelização da Igreja. A sinodalidade que o Papa Francisco propõe aos fiéis a viverem é aquela em que todos caminham juntos, para a mesma direção. O reitor do Santuário Nacional Padre Eduardo Catalfo exemplifica a proposta do Pontífice.

Veja também
• Santuário Nacional de Aparecida divulga programação da Festa da Padroeira 2022

“O Sínodo é um caminho para o qual o povo de Deus é chamado ao encontro mútuo, à escuta da realidade e ao discernimento, sempre em busca da melhor compreensão da realidade e da missão da Igreja no tempo presente. A sinodalidade é uma característica do cristianismo, desde a Idade Antiga. A Igreja católica, já em sua origem mais remota, é sinodal, participativa e comunitária”, destaca o sacerdote.

A Novena acontece em dois horários, às 15h e às 19h, a celebração da noite será solene, um bispo ou arcebispo conduzirá o momento. Além disso, os nove dias da atividade religiosa será transmitido pela Rede Aparecida de comunicação.

No período de nove dias que antecede a Festa, o tema geral é refletido a partir das propostas de outros subtemas, relacionados diretamente ao principal. Abaixo seguem as reflexões da festividade.

1º Dia 03/10 – Com Maria, construir uma Igreja sinodal!

2º Dia 04/10 – Com Maria, construir uma Igreja-participação!

3º Dia 05/10 – Com Maria, construir uma Igreja-comunhão!

4º Dia 06/10 – Com Maria, construir uma Igreja-Missão!

5º Dia 07/10 – Com Maria, construir uma Igreja de escuta, encontro e discernimento!

6º Dia 08/10 – Com Maria, construir uma Igreja de união fraterna!

7º Dia 09/10 – Com Maria, construir uma sociedade humana de justiça e paz!

8º Dia 10/10 – Com Maria, sob a força do Espírito, construir a amizade social!

9º Dia 11/10 – Com Maria, a Igreja do Brasil renova seu ardor missionário!

Botão Voltar ao topo