publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Seminário valoriza mulheres e destaca rede de proteção

Seminário teve bate-papo, relato de histórias de vida e apresentações dos serviços da rede integrada de proteção às mulheres. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

“Uma mulher de 77 anos muito bem vividos. Uma mulher feliz, vitoriosa e com muitos projetos ainda para serem realizados”.

Foi assim que a escritora e historiadora Madalena Fernandes Gil se viu no grande espelho na entrada do anfiteatro do Cefe (Centro de Formação do Educador) onde foi realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, na manhã desta quarta-feira (31), o seminário “Agora que são elas: a força da mulher”.

Ao lado do espelho, um banner endossava a mensagem de incentivo, empoderamento e auto-estima para todas as mulheres que participaram do evento: “Esta é a pessoa mais importante aqui hoje”.

“Muito legal a ideia do espelho. Seminários como este são importantes e trazem muito conhecimento para que as mulheres se sintam empoderadas”, disse Madalena.

“A Prefeitura está de parabéns pelos serviços oferecidos na rede de cuidados e proteção às mulheres”, completou a também pesquisadora e poetisa.

Aos 77 anos, Madalena viu no espelho uma mulher feliz. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rede de proteção

O seminário foi promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Proteção ao Cidadão.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O objetivo foi apresentar e enfatizar o trabalho desenvolvido pela rede integrada de serviços municipais de proteção às mulheres e debater as dificuldades de ser mulher no mundo atual e como elas podem ser empoderadas.

O fortalecimento do programa de proteção às mulheres com a Patrulha Maria da Penha e com instituições parceiras e a Justiça integra o Plano de Gestão 2021-2024.

GCM apresentou trabalho da Patrulha Maria da Penha. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Empoderamento

A chefe da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, Gilda Serpa; a inspetora regional da Guarda Civil Municipal, Cristiane Lobo; e a jornalista Michelle Sampaio contaram suas trajetórias profissionais para o empoderamento.

Durante o bate-papo delas com a plateia, as mulheres presentes ao seminário tiveram espaço para relatar suas histórias, dificuldades, desafios e vitórias.

Os integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, discorreram sobre seu trabalho de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

O seminário contou ainda com com apresentações artísticas e de dança do ventre.

“Gostei muito do seminário, que ajuda a fortalecer as ações em prol das mulheres, garantindo seus direitos e lhes dando proteção e dignidade”, afirmou a assistente social Carla Michele Micheletti, que tem 41 anos e trabalha atualmente na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Boneca

Durante o evento foi a apresentação ao público a boneca Ma, que tem 1,68 m de altura.

A partir de agora, participará de ações da Secretaria de Apoio ao Cidadão em que se discutir a violência contra as mulheres, quando será a voz delas.

Botão Voltar ao topo