fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fórum Paulista atualiza mercado sobre retirada da vacina de aftosa no Estado

Evento acontece de forma híbrida no dia 24 de agosto em Jaguariúna; último caso da doença em São Paulo ocorreu em março de 1996

Bovinos do Estado de São Paulo ainda precisam de vacina contra aftosa. (Foto: Ana Maio/SFA-SP)

Na quarta-feira, dia 24, Jaguariúna recebe participantes do II Fórum Paulista de Febre Aftosa, que vai atualizar toda a cadeia produtiva sobre o processo de retirada da vacinação contra a doença no Estado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará uma palestra sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA). A programação acontece das 13h às 17h, no anfiteatro do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), na rodovia Adhemar Pereira de Barros.

A auditora fiscal federal agropecuária Patrícia Pozzetti vai abordar a situação atual do plano estratégico para retirada de vacinação em todo o Brasil. Segundo ela, o atendimento do cronograma proposto para a transição depende da implementação de ações que, em alguns blocos de Estados, ainda não foram totalmente concluídas.

“Nem todos os Estados finalizaram o georreferenciamento de estabelecimentos rurais e de interesse para a saúde animal ou corrigiram deficiências estruturais e operacionais das unidades veterinárias locais”, explicou Patrícia, que atua na Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), a representação do Mapa no Estado.

Ainda faltam também a definição e implementação de sistema eficiente de repasse de recursos para fazer frente às emergências zoossanitárias. “Isso deve ocorrer mediante uso de recursos governamentais e de fundos públicos ou privados”, afirmou.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura de Abastecimento de São Paulo, entre os temas que constam na programação do evento estão o aprimoramento da Defesa Agropecuária para a retirada da vacinação contra a febre aftosa; os benefícios da retirada da vacinação para conquista de mercado para a carne paulista e o fundo indenizatório para a pecuária paulista, além do tema que será abordado pelo Mapa.

A CDA é a responsável pela organização do fórum, que tem apoio do Mapa, do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Haverá entrega de certificado aos participantes presentes e on-line através do canal do YouTube da UniFAJ. A ação é destinada a produtores rurais, lideranças do setor agropecuário da região, representantes dos poderes executivos e legislativos nas esferas federal, estadual e municipal, representantes de sindicatos rurais e dos trabalhadores rurais, estudantes e dirigentes de instituições de ensino superior e médio em ciências agrárias e profissionais da imprensa em geral. As inscrições podem ser feitas neste link.

Botão Voltar ao topo