O Ituano surpreendeu ao derrotar o Grêmio por 1 a 0 na noite de sexta-feira (26), na Arena do Grêmio, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
De quebra, se aproximou do G-4. Com o resultado, o Grêmio chegou ao terceiro jogo sem vitória, mas permaneceu na terceira posição, com 44 pontos, na frente de Vasco (42) e Londrina (38). O Ituano subiu para o sétimo lugar, com 36.
O Ituano foi mais contido e procurou não dar espaço para o Grêmio, que pressionou durante quase todo o primeiro tempo. Bitello recebeu dentro da área, logo aos três minutos, e obrigou Jefferson Paulino a fazer uma boa defesa. Ele voltou a brilhar na sequência na tentativa de Bruno Alves.
O Grêmio foi desperdiçando uma oportunidade atrás da outra. Já o Ituano resolveu atacar apenas nos minutos finais. Aylon recebeu de Raí Ramos e jogou pra fora. O atacante ainda teve uma segunda oportunidade, mas jogou por cima.
O segundo tempo foi um pouco diferente. O Ituano se sentiu mais à vontade dentro da partida e se arriscou no ataque. Aos 11 minutos, Caique fez boa jogada pela direita e cruzou. Gerson Magrão carimbou o travessão.
Após assustar, o Ituano recuou, mas o Grêmio não conseguiu se impor. O time gaúcho até teve a posse de bola, mas era a equipe paulista que, em lampejos, chegava perto de marcar. Aos 31 minutos, em nova bola área, Mário Sérgio jogou rente à trave.
De tanto insistir, o Ituano chegou ao gol. Aos 41 minutos, Lucas Dias aproveitou a sobra, após cobrança de escanteio ficar na trave, e mandou para o fundo das redes, sem dar chance de reação para o rival.
O Grêmio volta a campo na terça-feira, às 21h30, frente ao Criciúma, no Heriberto Hülse, em Criciúma (SC). No mesmo dia, às 20h30, o Ituano recebe o Operário, no Novelli Júnior, em Itu.