fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Encenação relembra passagem de Dom Pedro I por Pindamonhagaba

Evento faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil

Prosseguindo com as ações de celebração do Bicentenário da Independência, Pindamonhangaba recebeu na tarde do domingo, 21 de agosto, a encenação da chegada de Dom Pedro à cidade. O ato ocorreu através de uma parceria entre a prefeitura, através de da secretaria de Cultura e Turismo, e a Academia Pindamonhangabense de Letras.

O dia 21 de agosto de 1882 foi a data em que o príncipe regente, Dom Pedro, chegou à então, Vila Real de Pindamonhangaba, durante uma viagem do Rio de Janeiro à São Paulo. Vindo de Guaratinguetá, parou para descansar na Figueira das Taipas, na região de Moreira César.

• Galeria de fotos da encenação

Na entrada da cidade, na Bica do Tabaú, foi recebido pelo coronel Manuel Marcondes de Oliveira e Melo e autoridades locais. Ficou hospedado na cidade e partiu posteriormente com pindamonhangabenses para o que gerou grito da Independência do Brasil.

Encenação teatral relembra passagem de Dom Pedro por Pindamonhangaba. [Foto: Luis Claudio Antunes | PortalR3]
Durante a encenação poética também foi lembrada a figura de Athaide Marcondes, um dos responsáveis pelo projeto do obelisco inaugurado em 1922 por ocasião do Centenário da Independência, história essa que será contada em um livro a ser lançado pelo acadêmico José Luiz Gandara Martins.

A reportagem completa, com entrevistas, está no vídeo no início desta matéria.

Encenação teatral relembra passagem de Dom Pedro por Pindamonhangaba. [Foto: Luis Claudio Antunes | PortalR3]

Botão Voltar ao topo