fbpx

Prefeitura e Exército acertam detalhes para Desfile da Independência

Evento será realizado no dia 3 de setembro, na avenida Albuquerque Lins

Participantes da reunião no “Batalhão Borba Gato”. (Foto: divulgação)

A prefeitura de Pindamonhangaba e o 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato” reuniram-se na manhã desta sexta-feira (19) e acertaram detalhes para a realização do Desfile da Independência que esse ano será realizado excepcionalmente no sábado, dia 3 de setembro.

Participaram do encontro o comandante da Unidade, coronel Henrique Vidal López Pedrosa, dentre outros militares, o secretário adjunto de Governo Alexandre Pió, secretário adjunto de Turismo Ricardo Flores, comandante da GCM Sandro Alvarenga e as diretoras Fernanda Munhoz (Comunicação), Rebeca Guaragna (Cultura) e Luciana Viana (Trânsito).

Sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo, o Desfile da Independência deste ano acontecerá no sábado (3) em virtude dos festejos do Bicentenário da Independência e reabertura do Museu do Ipiranga na capital paulista.

Antecipando para sábado, as unidades militares de Pindamonhangaba participarão com efetivo mais representativo e a população do município poderá acompanhar o desfile que contará com a participação também da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, escolas, entidades e outras instituições.

Trânsito interditado – Após dois anos sem ser realizado em virtude da pandemia, o Desfile da Independência retomará sua realização na Av. Albuquerque Lins a partir da Praça Sete de Setembro. Para sua realização, o Departamento de Trânsito irá realizar a interdição total do trecho inicial da rua Albuquerque Lins e da Frederico Machado (até à esquina com a rua Mj. José dos Santos Moreira – esquina da Santa Casa), durante o período da manhã.

A Prefeitura solicita que os motoristas evitem o trânsito na região do desfile, utilizando rotas alternativas para o deslocamento até a região central do município.

7 de Setembro – Para homenagear a Pátria, a prefeitura realizará no 7 de Setembro a cerimônia de hasteamento das bandeiras no Obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, às 8h, que contará com a presença das autoridades civis e militares e da tradicional Corporação Musical Euterpe.

Este ano, a cerimônia terá um sentimento especial pois além da comemoração do Bicentenário da Independência, Pindamonhangaba celebra o primeiro centenário da construção do obelisco, que foi inaugurado em 7 de setembro de 1922 em homenagem aos pindamonhangabenses guardas de honra do príncipe proclamador da Independência do Brasil, sob o comando do pindamonhangabense coronel Manuel Marcondes de Oliveira e Mello.

Botão Voltar ao topo