fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de Caçapava realiza Semana do Folclore de 21 a 25 de agosto

Atividades recreativas, exposição, contação de histórias e apresentações musicais fazem parte da programação

Programação terá diversas atividades. (Foto: divulgação)

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Educação, realiza de 21 a 25 de agosto a Semana do Folclore 2022 com atividades recreativas, exposição e apresentações musicais. A programação tem como tema “O Saber e o Fazer na Cultura Espontânea de Caçapava” e ocorrerá no Parque Ecológico da Moçota e na Estação Fornovo Di Taro, no Centro. A entrada é gratuita.

A programação tem curadoria da professora e pesquisadora de folclore Darcy Breves de Almeida e homenageia as manifestações espontâneas da cultura popular local por meio de exposição sobre a arte das figureiras do bairro Tataúba.

Será homenageada também a professora e historiadora Ana Teresa Ferraz, que faleceu neste ano. Ela é autora de pesquisas e estudos sobre o trabalho das figureiras, em especial o de Maria Aparecida Alves da Silva, a Dona Cida, uma das pioneiras na arte de confeccionar figuras de barro no Tataúba, zona rural de Caçapava.

Programação

As atividades terão início no domingo (21), às 10h30, no Parque Ecológico da Moçota, com a recreação “Expedição em busca do Saci”. A atividade tem a participação do grupo Amigos do Saci. A trupe responsável por garantir a diversão da criançada é formado por Carajá, poeta caipira e contador de histórias; Mário Luz, “saciólogo” e protetor do Saci; e os amigos do Saci.

O grupo acompanha o público – crianças e adultos – em um passeio lúdico pelo parque, aproveitando para abordar, por meio das brincadeiras, a importância da preservação do meio ambiente. A recreação será realizada também nos dias 23 e 24, às 9h30 e às 14h30.

Na segunda-feira (22), o Dia do Folclore, haverá a abertura oficial da programação e da exposição “Figureiras do Tataúba”, às 18h, na Estação Ferroviária Fornovo Di Taro (Av. Cel. Alcântara, 385, Centro).

Na ocasião, a professora Darcy Breves participa de uma conversa com o público sobre o tema “O Saber e o Fazer na Cultura Espontânea de Caçapava” e falará sobre a arte das figureiras homenageadas na exposição. A mostra faz um recorte do trabalho dessas artesãs, algumas já falecidas, que ficaram conhecidas por sua arte em barro, especialmente as figurinhas de presépios que relatam de forma simples o cotidiano da vida no campo.

A exposição mescla fotos da professora e pesquisadora Ana Teresa Ferraz e peças das figueiras Maria Aparecida Alves da Silva – a Dona Cida, Orlanda Moreira da Silva e Neuza Maria dos Santos.

As pesquisas e os registros feitos pelas professoras Ana Teresa e Darcy Breves marcam o início do mapeamento dessas manifestações espontâneas, os saberes e os fazeres da cultura popular de Caçapava, que começaram a ser pulicados e divulgados a partir da primeira edição da Festaiada, evento realizado pela Prefeitura em 1995.

De lá para cá, os registros ganharam desdobramentos, como documentários e exposições em diferentes suportes, entre outras ações para preservação da memória desses artistas populares. A exposição na Estação pode ser visitada até o dia 25 de agosto, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Ainda no dia 22, após abertura da exposição, haverá apresentação musical com a dupla Rangel e Rogerito, às 19h30, com clássicos da música raiz.

No dia 25, a programação terá Contação de Histórias da Trupe do Saci, às 19h, na Estação Fornovo Di Taro. No mesmo local, às 20h, um concerto com o Trio Sonata, formado por dois violinos e um contrabaixo acústico, encerra a programação da Semana do Folclore. O repertório reúne música clássica e popular, além de temas folclóricos.

Biblioteca

A Biblioteca Pública Edgard Portes (Av. Cel. Manoel Inocêncio, 698, Centro) também participa da programação, de 22 a 25 de agosto, com exposição de livros sobre o folclore, contação de causos, oficina e brincadeiras folclóricas. O horário de funcionamento é das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30. Tel. (12) 3652-9135 / e-mail: [email protected]

Semana do Folclore 2022 – de 21 a 25 de agosto, em Caçapava. Informações: Tel. (12) 3652-9222.

Botão Voltar ao topo