fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Centro Cultural de Taubaté realiza exposição de Santaria Popular

(Foto: Divulgação/PMT)

O Centro Cultural de Taubaté está realizando uma exposição de Santaria Popular até o dia 22 de agosto, na Galeria de Arte Sebastião Justino. A entrada é gratuita.

As peças foram produzidas pelos cerca de 20 alunos da oficina de arte do professor Alexandre de Morais Almeida, além de peças do acervo da sala de aula.

O público pode conferir as obras de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Centro Cultural Municipal fica na Praça Coronel Vitoriano, 01, no Centro de Taubaté.

Santarias
Em meados do século XIX, na nossa região do Vale do Paraíba, houve uma grande demanda de imagens para o culto doméstico e encontradas nas igrejas locais.

Denominadas Paulistinhas, estas imagens foram produzidas, exclusivamente no estado de São Paulo, para suprir as necessidades devocionais de um número significativo de pessoas que migraram para o Vale, motivadas pelo cultivo do café, o então chamado ouro-verde.

Elas são imagens de devoção confeccionadas por mais de um século por muitos santeiros, sendo na sua maioria anônimos, os quais, por meio da criatividade, fizeram surgir uma simplificação para estas imagens que representavam os santos católicos.

Botão Voltar ao topo