fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mês da Cultura Popular é atração no TAMAR Ubatuba

No mês de Agosto, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com ênfase na cultura caiçara.

(Foto: reprodução)

A abertura do X Mês da Cultura Popular aconteceu no dia 6 de agosto, com a apresentação Musical do Grupo Concertada com belas canções populares e seus convidados da noite, o Duo Maré, de Julinho Mendes e Claudia Gil, cantando composições próprias com temas da vida caiçara!

No dia 12 de agosto, das 10h às 12h e das 14h às 17h, teremos a “Oficina de Confecção de Canoa Caiçara”, com Renato Bueno, pescador, artesão e um dos principais mestres canoeiros de Ubatuba.

Dia 13 de agosto, às 19h contamos com a exibição do documentário “Canoa, minha canoa” e Bate papo com o diretor Felipe Scapino. Ainda sobre o dia 13 de agosto, às 20h, para fechar a noite, teremos a apresentação musical o grupo “Fandango Caiçara de Ubatuba”.

No dia 19 de agosto, das 10h às 12h e das 14h às 17h, a “Oficina de confecção de Rabeca Caiçara” ministrada pelo folclorista, rabequeiro e historiador caiçara, Mário Gato.

Dia 20 de agosto, às 17h30, o café caiçara, com contação de causos, no Museu Caiçara inicia a programação da noite. Às 20h a programação continua recheada de cultura popular brasileira, com a colorida e animada apresentação do grupo “Dança das Fitas do Itaguá”, seguida pela belíssima apresentação da Congada de Bastões de São Benedito do Puruba.

No dia 27 de agosto, às 19h acontece o encerramento do evento, contando às 20h com a apresentação musical de Luís Perequê e banda, que atualmente, é considerado o principal interlocutor da cultura caiçara.

Diariamente, das 10hs às 17hs, o Tamar disponibilizará no Centro de Visitantes o Cine Cultura Popular, com exibição de filmes sobre o folclore e a cultura tradicional brasileira, além de uma Exposição fotográfica, com a temática da Vida Caiçara.

O X Mês da Cultura Popular é realizado em parceria com com a Mosaiky, sendo um Projeto realizado com apoio do PROAC.

A Fundação Projeto TAMAR começou na década de 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. É a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Fundação Projeto TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, sendo quatro delas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 23 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas, nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

SERVIÇO

12/08
10h às 12h – 14h às 17h – Oficina de Confecção de Canoa Caiçara com Renato Bueno

13/08
19h – Exibição do documentário ‘Canoa, minha canoa’ e Bate papo com o diretor Felipe Scapino
20h – Apresentação Musical do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba
* Evento Gratuito.

19/08
10h às 12h – 14h às 17h – Oficina de Confecção de Rabeca Caiçara com Mario Gato

20/08
17h30 – Café caiçara com contação de causos, no Museu Caiçara
20h – Apresentação cultural da Dança das Fitas do Itaguá
20h30 – Apresentação cultural da Congada de Bastões de São Benedito do Puruba
* Evento Gratuito.

27/08
19h – Encerramento do evento
20h – Apresentação Musical de Luís Perequê e banda
* Evento Gratuito.

Durante todo mês de agosto, no Centro de Visitantes do Tamar:
Exposição Fotográfica – Vida Caiçara
Cine Cultura Popular – filmes sobre o folclore e a cultura tradicional brasileira

FUNCIONAMENTO
Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto de quinta à segunda-feira das 10 às 17 horas.

ENTRADAS
Adultos – R$ 28,00;
Crianças acima de 5 anos, Idosos acima de 60 anos, Professores, Estudantes (com documento comprobatório) R$14,00;
Crianças abaixo de 5 anos – não pagam;
Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.
Endereço: Rua Antonio Athanásio da Silva, 273 – Itaguá – Ubatuba/SP
Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014

Botão Voltar ao topo