fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

General de Exército Costa Neves assume o Comando Militar do Norte

A cerimônia foi prestigiada pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e a transmissão do cargo foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes

General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves. (Foto: CMN)

O Comando Militar do Norte (CMN) realizou, na quarta-feira (10), no Pátio do aquartelamento do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém (PA), a solenidade de Passagem de Comando. O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves assumiu o cargo do General de Exército João Chalella Junior, que segue para nova missão como Chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, em Brasília (DF).

A solenidade teve início com a cerimônia de inauguração do retrato do General Chalella na Galeria dos Comandantes do CMN, como forma de eternizar sua trajetória e de reconhecer o trabalho desenvolvido na função desde agosto de 2021.

A cerimônia foi prestigiada pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e a transmissão do cargo foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, com a presença do governador do Estado do Pará, autoridades civis e militares.

Oriundo do Comando de Operações Terrestres, o General Costa Neves chega ao CMN com o desafio de comandar as tropas do Exército Brasileiro nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e na porção norte do Tocantins, área que corresponde à Amazônia Oriental, cerca de 20% do território nacional. O CMN conta com mais de 30 organizações militares.

“O Comando Militar do Norte é um Comando muito desafiador. Considerando a área pela qual somos responsáveis, que abrange três estados, além de uma parte do Tocantins, vemos a grandiosidade e a dificuldade dos desafios que temos pela frente. A vantagem está no nosso pessoal, na coesão e na capacitação da nossa tropa, além do culto aos valores e tradições militares, que vão nos impulsionar para o cumprimento da nossa missão”, destacou o novo comandante.

Pátio do aquartelamento do 2º Batalhão de Infantaria de Selva. (Foto: CMN)

O General Costa Neves foi comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho (RO), e comandante de uma das mais prestigiadas instituições de ensino das Forças Armadas, a Academia Militar das Agulhas Negras. Além disso, foi observador militar na Missão de Verificação da ONU em Angola, de 1995 a 1996, durante a guerra civil naquele país, e, em 2020, assumiu o posto de comandante das tropas da ONU na República Democrática do Congo.

O General de Exército João Chalella Junior, em suas palavras de despedida, frisou a gratidão pela passagem na região Norte. “É um dia muito feliz, por ter cumprido a missão. Feliz por ter conhecido pessoas aqui na região Norte, no Maranhão, Amapá, Tocantins e no nosso querido Pará. Feliz por ter vivido um ano maravilhoso em Belém, por ter experimentado a cidade de Nossa Senhora de Nazaré. Feliz por poder guardar amigos para sempre. E triste, ao mesmo tempo, por ter que sair daqui. Mas já tenho outra missão. O Exército é assim. Vida que segue”, comentou o General de Exército João Chalella Junior.

Botão Voltar ao topo