fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté: alunos realizam primeira colheita em escola municipal

(Foto: Divulgação/PMT)

Aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 10, a colheita dos legumes e verduras plantados pelos alunos da EMEF Coronel Benedito Marcondes de Matos, em Taubaté.

A ação de educação ambiental é da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (SEMABEA) em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é incentivar o cultivo de horta na escola e ensinando a produzir alimentos saudáveis de forma sustentável.

O plantio foi realizado no dia 07 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e na ocasião foram implantados três canteiros na área verde da escola, onde foram plantadas verduras e legumes como alface-crespa, espinafre, salsa, cebolinha, repolho, rúcula, couve, brócolis, beterraba e cenoura.

A SEMABEA também forneceu à escola um guia contendo recomendações sobre as espécies de hortaliças, clima ideal para plantio, irrigação, espaçamento e tempo de colheita. Uma equipe da escola ficou responsável pelos cuidados com a horta junto com os alunos e a SEMABEA oferece apoio técnico sempre que necessário.

A horta educativa é uma atividade que fortalece e diversifica o trabalho pedagógico ensinando e contextualizando, através de aulas teóricas e práticas, os fundamentos da educação ambiental, além de aprofundar a compreensão da relação entre o meio ambiente, alimentação saudável, sustentabilidade e qualidade de vida.

A implantação de hortas nas escolas propicia uma alternativa a metodologia tradicional, gerando engajamento através de atividades coletivas nas quais os alunos aprendem técnicas de manejo do solo, desenvolvem autonomia e agem como agentes multiplicadores das vivências e saberes adquiridos na escola em suas famílias e comunidade.

Botão Voltar ao topo