fbpx

São José: Ópera ‘Pagliacci’ se apresenta no teatro Municipal

‘Pagliacci’ é uma história de vida, uma narrativa sobre uma companhia de circo que chega a uma aldeia e o palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A noite de domingo (7) será marcada pela ópera trágica “Pagliacci”, do compositor italiano Ruggero Leoncavallo, no Teatro Municipal de São José dos Campos.

O espetáculo acontece às 18h e é oferecido, gratuitamente, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A apresentação faz parte da turnê “A caminho do interior” – uma parceria entre o Instituto Italiano di Cultura e Consulado Geral da Itália em São Paulo.

As reservas dos ingressos deverão ser feitas a partir de sexta-feira (5), no próprio site. Os ingressos serão solidários: 1 kg de trigo ou fubá, podendo ser levados no dia do evento.

“Pagliacci” é uma história de vida, uma narrativa sobre uma companhia de circo que chega a uma aldeia e o palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Adverte que, na peça, ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente.

Acontece que ela tem como amante um aldeão do lugar. Os dois se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se.

A ação se passa em uma praça na região da Calábria (Itália). Com elenco artístico de 12 cantores líricos no palco, a ópera trágica se passa em dois atos e é livre para todos os públicos. A ópera é totalmente em italiano, com legendas em português.

Domingo (7), às 18h
“Pagliacci”
Uma ópera de Ruggero Leoncavallo
Elenco artístico:
Nedda/Colombia, atriz e mulher de Canio: Cristiane Mesquita, soprano
Canio/Pagliaccio, chefe da cia de teatro: Marcello Mesquita, tenor
Tonio/Taddeo, comediante: Willian Donizetti, barítono
Peppe/Arlecchino, comediante: Aníbal Mancini, tenor
Silvio, um camponês: Marcus Ouros, barítono
Direção musical: Renan Branco (pianista)
Direção geral e artística: Paulo Abrão Esper
Produtor: Alberto Marcondes
Teatro Municipal de São José dos Campos
Shopping Centro São José
Rua Rubião Júnior, 84 (3º andar) – Centro

Botão Voltar ao topo