fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Concessionária Tamoios reforça orientações para presença de neblina ou fumaça na rodovia

Período seco também exige cuidados no trânsito

A Concessionária Tamoios, por meio de seus canais de comunicação, reforça as orientações de segurança para casos de presença de neblina ou fumaça na pista.

As mensagens visam alertar os usuários para os riscos de acidentes e orientar em como agir nessas situações. Esses temas têm sido trabalhados na Tamoios desde o início da concessão e são reforçados nesse período.

Os dias mais frios e o tempo mais seco aumentam a incidência de neblina e de ocorrências de focos de queimada nas estradas da região. Essas situações podem oferecer risco ao trânsito, já que a visibilidade diminui e o motorista pode perder o controle do veículo.

FUMAÇA

Para o trabalho de combate a incêndios, a Tamoios participa, desde 2015, das ações da Operação Corta Fogo, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Artesp.

Viaturas de inspeção e caminhão-pipa da Tamoios mantêm o alerta para ocorrências com focos de incêndio e os canais de comunicação veiculam mensagens de atenção para os usuários. A Concessionária também reforça os pedidos: não solte balões, não coloque fogo na mata e não jogue bitucas de cigarro às margens da rodovia.

NEBLINA

A presença de neblina também é alertada por meio dos painéis de mensagens posicionados ao longo da estrada, faixas educativas, na programação da Rádio Web Tamoios e no Twitter @Tamoios099.

A Concessionária Tamoios orienta mais uma vez que, em caso de neblina ou fumaça na pista, o usuário deve:

Informar o Centro de Controle Operacional da Tamoios pelo Botão SOS no Aplicativo Tamoios ou pelo 0800 545 0000
Manter distância segura do veículo da frente
Trafegar com farol baixo aceso
Não ligar o pisca alerta com o veículo em movimento
Não parar sobre a faixa de rolamento

Importante também reforçar as orientações para ocorrências com fogo nos túneis da Nova Serra:

      O que fazer se o veículo estiver pegando fogo

Se possível, continue dirigindo para fora do túnel
Se não for possível dirigir para fora do túnel, pare o veículo, desligue o motor e saia dele imediatamente
Se você se sentir seguro, apague o fogo com um dos extintores disponíveis no Posto de Emergência (caixas vermelhas), localizadas no túnel a cada 60 metros. Se não se sentir seguro, evacue o túnel imediatamente por entradas ou saídas visíveis ou pelas saídas de emergência
Informe o ocorrido aos operadores da Tamoios, utilizando uma das opções:
O botão de emergência existente nas saídas de emergência
O botão de emergência existente ao lado dos hidrantes (caixas vermelhas) a cada 60 metros
Acione o Botão SOS pelo Aplicativo Tamoios
Ligue 0800 545 0000

O que fazer caso seja necessário evacuar o túnel
Ouça as mensagens emitidas pelos alto-falantes e siga todas as instruções passadas pelos operadores
Deixe o veículo parado, desligado, com as portas destrancadas e a chave na ignição. Isso é seguro e necessário, pois as autoridades podem precisar manobrar os veículos nos casos de emergência. Lembrando: o túnel é monitorado por câmeras.
Leve consigo somente documentos e objetos pessoais.
A evacuação pode ser feita pelas saídas de emergência disponíveis a cada 250 metros. Aguarde instruções nesse local. A sala de emergência, é um lugar seguro e monitorado.
Nunca circule pelo túnel de emergência sem a orientação e acompanhamento de um colaborador da Concessionária. O túnel é utilizado pelos veículos de emergência para os atendimentos e possui interfone, alto-falantes e câmeras
Assim que for seguro, as equipes de atendimento da Concessionária Tamoios fornecerão as orientações para voltar ao seu veículo

Orientações para veículos de carga

Antes de subir a serra, acesse o Posto Geral de Fiscalização (PGF) obrigatoriamente para pesagem e/ou verificação de temperatura do veículo
Verifique as condições mecânicas e o nível de combustível do veículo
Trafegue pela faixa da direita
Nunca ultrapasse dentro dos túneis

Em caso de transporte de Produtos Perigosos: sempre mantenha visível e correta a identificação do produto transportado, conforme a legislação vigente (ONU).

Botão Voltar ao topo