fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cpic realiza curso sobre Reiki com funcionários da saúde em Pinda

A medicina tradicional e complementar é uma parte importante da atenção à saúde, com crescente demanda em diversos países, para a manutenção da saúde e tratamento de doenças, sobretudo as crônicas. (Foto: divulgação)

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do CPIC-Centro de Práticas Integrativas e Complementares, realiza nesse mês de agosto, quatro encontros com profissionais da saúde para mostrar a utilização do Reiki nas Unidades de Atenção Primária do município de Pindamonhangaba.

As inscrições para os cursos já foram encerradas, o curso é somente para os funcionários das unidades de saúde, para aprenderem a utilização do Reiki. Serão quatro encontros no mês de agosto, todas as terças-feiras (02, 09, 16 e 23). O primeiro encontro ocorreu nessa terça-feira (02), no auditório da Prefeitura, o ministrante foi Lúcio Valera.

A medicina tradicional e complementar é uma parte importante da atenção à saúde, com crescente demanda em diversos países, para a manutenção da saúde e tratamento de doenças, sobretudo as crônicas. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS), incentiva o uso das medicinas tradicionais, complementares e integrativas nos sistemas de saúde, visando à promoção de um cuidado centrado na pessoa, com segurança, qualidade e regulamentação de produtos, práticas e profissionais

No Brasil, podemos elencar alguns avanços e desafios no processo de implementação das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), desde a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) no ano de 2006. Nesse percurso, observa-se o crescimento da oferta dessas práticas, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS).

O Reiki é uma dessas práticas terapêutica, originária da cultura japonesa, que utiliza a imposição das mãos para a canalização da energia vital, com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação e manutenção da saúde.

Diversos estudos científicos mostram benefícios da terapia Reiki sobre a saúde, tais como: alívio da dor, redução de estresse e ansiedade, melhor enfrentamento dos processos de adoecimento e terapêuticos, diminuição da pressão arterial, melhora de sintomas depressivos e de problemas de sono.

Botão Voltar ao topo