fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos sedia projeto Expresso do Brincar

Ações como da abordagem Peti têm como objetivo garantir que as crianças brinquem e se divirtam. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

O Expresso do Brincar chegou a São José dos Campos, trazendo um dia inteiro de muita diversão, lazer e alegria para as crianças, seus pais e seus cuidadores.

O evento será realizado pela Prefeitura, em parceria com o Movimento Unidos pelo Brincar, nesta quarta-feira (3), das 10h às 16h30, no Centro Comunitário do Alto da Ponte (rua Alziro Lebrão, s/n), na região norte.

Cenografado como um trem com várias estações de lazer e brincadeiras, tem o apoio institucional da iniciativa Urban95, da Fundação Bernard van Leer e do Instituto Alana.

Nas “Estações Temáticas”, as crianças, seus pais e cuidadores poderão interagir com as atividades de acordo com seus interesses.

Entre elas, estão a “Estação Artista”, com quadros de artes, tintas, pincéis e outros objetos que estimulam a criação; a “Estação Mundo da Imaginação”, que tem como premissa disponibilizar tempo para a criança explorar o espaço, brinquedos e outros elementos; e a “Estação Serelepe” para a experienciação dos circuitos motores das crianças, levando em conta a inclusão e acessibilidade para todos às atividades.

Tem ainda a “Estação Sossego”, que traz atividades e elementos para trabalhar a concentração e atenção; a “Estação mão na massa”, dedicada à construção de brinquedos; e a “Estação Memórias”, que incentiva brincadeiras regionais com materiais relacionados ao território.

Legado

Após a passagem do Expresso do Brincar por cada cidade, será deixado um legado através de materiais de apoio aos parceiros locais para que sigam estimulando o brincar e a aprendizagem lúdica em suas comunidades.

O projeto também disponibilizará, em cada cidade, uma biblioteca com 80 livros para guiar as experiências das crianças desses lugares.

Cuidando das crianças

São José firmou no ano passado parceria internacional com a Fundação Bernard Van Leer, da Holanda, e passou a integrar a iniciativa Urban95, que tem como objetivo criar espaços e implementar programas e serviços com foco na primeira infância.

A Prefeitura já mantém programas e ações constantes de cuidado com as crianças e adolescentes.

No período de um ano de abordagem especializada do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), 165 crianças e adolescentes voltaram a estudar ou foram encaminhados para a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e para programas de trabalho protegido, como o Jovem Aprendiz.

A Administração municipal também reforçou as ações do programa Criança Feliz, que acompanha atualmente 1.065 crianças, de 0 a 3 anos, e suas famílias e cuidadores.

Serviço

Expresso do Brincar

Data: Quarta-feira (3)Dia 3 de agosto (quarta-feira)
Horário: Das 10h às 16h30
Local: Centro Comunitário do Alto da Ponte (rua Alziro Lebrão, s/n), na região norte
Mais informações: @unidospelobrincar ou siga a #MundoDoBrincar

Botão Voltar ao topo