fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Para Defesa Civil de São José, queimada no Parque da Cidade foi provocada

Área do Parque da Cidade foi atingida por queimada na tarde desta quinta (28); Defesa Civil atuou na ocorrência. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Uma área equivalente em tamanho a um campo de futebol foi queimada na tarde de quinta-feira (28) no Parque da Cidade, na região norte de São José dos Campos. De acordo com a Defesa Civil, o incêndio foi provocado, segundo testemunhas.

A queimada começou próximo ao início da estrada do Jataí e se alastrou em função do tempo seco e da baixa umidade do ar. A Defesa Civil levou meia hora para debelar o incêndio.

O segundo semestre do ano começou com números altos de queimadas. Do dia 1º de julho até a última quarta-feira (27), a Defesa Civil já havia registrado 53 focos de incêndio na cidade.

Prevenção

O trabalho preventivo da Defesa Civil se intensifica nessa época do ano, quando os casos se multiplicam.

De janeiro a junho de 2021 foram registrados 9 incêndios pela Defesa Civil. No mesmo período deste ano foram 61 casos. Agora já são 114 ocorrências, somadas com as de julho.

“As pessoas precisam se conscientizar e não usar o fogo para limpeza de terreno, queimar lixos e vegetação. Com a estiagem, o incêndio pode tomar proporções grandes em pouco tempo, causando danos ao meio ambiente e prejudicando a qualidade do ar. Promover queimadas é crime”, disse o coordenador da Defesa Civil de São José, José Benedito da Silva.

Cartilha

Todas as dicas de prevenção a queimadas estão na cartilha Dona Brasa, que a Defesa Civil distribui em eventos, feiras-livres e nos bairros.

Entre as dicas da cartilha estão não jogar pontas de cigarro próximo de vegetações e margens de rodovias, não soltar fogos de artifício em direção a matas, evitar fazer fogueiras e não soltar balões.

Denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou, em caso de emergência, pelo 193 (Corpo de Bombeiros).

Botão Voltar ao topo