fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Tecnologia é aliada para ampliar a segurança no aniversário de São José

Com realidade aumentada e inteligência artificial, ferramenta contribui no trabalho dos agentes de Segurança e foi testada durante comemorações do aniversário da cidade. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A primeira cidade inteligente do Brasil celebrou na quarta (27) 255 anos com tecnologia de ponta para proteger ainda mais a população.

Membros da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria de Mobilidade Urbana receberam um reforço especial durante as comemorações do aniversário da cidade.

Quem foi aproveitar a festa no Parque da Cidade pode curtir tranquilo graças à atuação das forças de segurança, que agora contam com óculos especiais de alta tecnologia –Óculos de Realidade Aumentada e Inteligência Artificial– capazes de fornecer e receber informações em tempo real.

Inovar para proteger

Para a GCM Paola Pena, a inovação contribui no trabalho diário das equipes de segurança com foco no mais importante: a proteção das pessoas.

“A ferramenta vem para auxiliar nós todos que somos agentes da Segurança da cidade, pois teremos mais dinamismo para as ações, a tecnologia ajuda com agilidade em tempo real. O uso em eventos deste porte é ótimo, pois atinge a todos, aumentando a segurança e sensação de proteção”, disse.

Como funciona

A ferramenta, integrada ao sistema do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) por meio de uma câmera inteligente instalada no centro dos óculos, é capaz de fazer reconhecimento facial, ler placas e executar outras funções.

No CSI, agentes das forças de segurança analisam as imagens enviadas pelos óculos como se eles estivessem vendo presencialmente. Poderão congelar uma cena para observar algum detalhe, algum veículo, enviar dados, checar documentos, entre outras atividades.

Quem estiver usando os óculos poderá ler, na tela do olho direito, as informações enviadas pelos CSI e obter ajuda remota com textos, vídeos, ficha criminais, etc.

O óculos inteligente foi usado em um projeto piloto, testado pela Prefeitura de São José no aniversário da cidade para fornecer, de forma imediata, informações importantes durante o andamento da ocorrência.

Botão Voltar ao topo