fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Educação integral abre inscrições para oficinas de tecnologia

O segundo semestre do ano letivo começou com novidades na rede de ensino municipal. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O segundo semestre do ano letivo começou na segunda-feira (25) repleto de novidades tecnológicas na educação municipal de São José dos Campos. A rede de ensino retorna às aulas nesta semana após o recesso previsto no calendário.

Atualmente, são mais de 72 mil alunos matriculados em 163 escolas, da educação infantil (entre rede direta e parceira) ao ensino fundamental.

Ampliada desde março, a educação integral está com inscrições abertas para oficinas de robótica, programação e cultura maker para estudantes do 1º ao 9º ano das 50 escolas municipais de ensino fundamental de São José dos Campos interessados em atividades extracurriculares de tecnologia.

A Prefeitura investiu mais de R$ 7 milhões na novidade, que também faz parte do programa Educação 5.0, que prevê a inserção das escolas municipais em um contexto colaborativo de aprendizagem com foco na resolução de problemas, para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a integração com o vasto mundo da tecnologia.

Volta às aulas

Na Emefi Vera Lúcia Carnevalli, em Santana, os estudantes retornaram animados nos primeiros dias e ansiosos com as novidades.

“A volta às aulas está me fazendo bem, ajudando na socialização com meus amigos, coisa que não fiz muito em casa”, disse Gustavo Andrade de Aquino, do 8 º ano. “Na escola, a gente está descobrindo os novos conteúdos que vamos aprender daqui para frente. Podemos também tirar dúvidas, que ficaram de antes do recesso, com o professor.”

“Eu acho que a oficina de tecnologia vai ser legal e bem divertida, porque muitos não têm condições de estudar e se aprofundar nessa área e agora terão oportunidade”, afirmou Beatriz Amaral de Freitas, do 7º ano. “Querendo ou não, a tecnologia, que antes era coisa do futuro, está presente na nossa vida, e temos que saber lidar com isso.”

“Ainda não sei muita coisa, estou ansiosa pelas novas oficinas, quero ser professora um dia”, disse Sara Pinto Sodré, do 7º ano. Gustavo também quer aprender mais. “Despertar a curiosidade é sempre interessante ver onde sua capacidade pode ir, expandir a mente, criar coisas tecnológicas. Robótica sempre foi um assunto de que gostei bastante em séries e filmes.”

Como participar

As inscrições vão até sábado (30) na própria escola onde o aluno está matriculado. Para participar, o estudante deve estar matriculado em uma Emefi (Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral) e não poderá ter outras atividades extracurriculares no mesmo dia e horário das oficinas de tecnologia.

São 3.350 vagas. As matrículas serão feitas nas unidades escolares na primeira semana de agosto. As oficinas serão realizadas por meio de parceria com a Ajas (Associação Joseense de Ação Social).

Botão Voltar ao topo