São José: Comitiva de Maringá conhece projetos da Cidade Inteligente

Delegação de Maringá em visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Projetos relacionados à certificação de São José dos Campos como Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável continuam atraindo a atenção de vários municípios brasileiros.

Nos últimos dois dias, São José recebeu uma comitiva de 26 pessoas de Maringá (PR), que veio conhecer de perto as soluções inovadoras implantadas nos últimos anos.

A delegação paranaense contou com 7 secretários municipais, diretores, representantes de autarquias e de entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Maringá é a terceira maior do estado e a sétima da região sul do Brasil em população.

No primeiro dia, a delegação acompanhou palestras sobre os cases que tornaram possível a certificação de São José e visitaram empresas que prestam serviços de inteligência à prefeitura, como a Visiona.

O grupo também visitou as instalações do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança e inteligência do País.

As atividades foram realizadas no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Segunda o secretário da Agência Maringaense de Tecnologia, Edney Mossambani, a visita vai estreitar os laços entre as duas cidades.

“Queremos trabalhar em um futuro próximo parcerias que vão agregar, tanto em conhecimento como em evolução, dessa veia que é a inovação. A inovação gera conhecimento, integração, competitividade e crescimento sustentável”, afirmou.

“Nos chamou muita atenção a articulação e o modelo de gestão adotados pela Prefeitura no desenvolvimento do Parque Tecnológico.”

Nesta quinta-feira (21), o grupo conheceu outros projetos, como a Linha Verde, os carros elétricos da empresa Beep-Beep, entre outros.

Em visita ao Paço Municipal, a delegação assistiu a uma palestra sobre os sistemas inteligentes utilizados na gestão administrativa do Prefeitura.

Delegações

Desde 2021, São José dos Campos já recebeu mais de 80 delegações de outros municípios e entidades de classe que vieram conhecer as soluções inovadoras e boas práticas de gestão adotadas pelo município.

Em março deste ano, São José se tornou o primeiro município brasileiro a ser certificado pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com normas internacionais ISO (International Organization for Standardization).

Entre os municípios que visitaram São José em busca de referências de gestão pública estão outras capitais como Porto Alegre e Salvador, além de grandes cidades em população como Ribeirão Preto, Caxias do Sul (RS) e Campina Grande (PB). Os dois últimos são considerados os municípios mais populosos de seus estados depois das respectivas capitais.

O aumento das visitas a São José dos Campos coincidiu com o final do período mais restritivo da pandemia de covid-19 e com o reconhecimento do município como Cidade Inteligente.

Botão Voltar ao topo