fbpx

Massagens potencializam sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças

Cientificamente comprovado, a aplicação de massagens aumenta a imunidade, estimulando a circulação sanguínea e o metabolismo do organismo

(Foto: divulgação)

O poder restaurador das massagens é reconhecido em todo mundo. Sessões desta terapia alternativa promovem diversos benefícios à saúde física e mental dos praticantes, independentemente da modalidade escolhida ou da idade de quem as recebe.

De fato, as técnicas disponíveis atuam na redução da enxaqueca, da ansiedade e do estresse, além das dores musculares e dos sintomas da depressão. Ao aumentar o fluxo sanguíneo e aliviar processos inflamatórios, as massagens dão mais qualidade de vida de quem as recebe.

Neste contexto, portanto, acabam por aumentar a nossa imunidade. Um dos casos mais emblemáticos desta relação é o do estresse, que afeta milhões de pessoas. Quando situações tensas ocorrem, o organismo acaba liberando mais cortisol (hormônio) na corrente sanguínea, elevando a frequência cardíaca e a pressão arterial, causando dores de cabeça, problemas digestivos e do sono, de memória e de concentração e até doenças cardíacas. Como tudo isso afeta o nosso sistema imunológico, acabamos doentes.

Pesquisas já demonstraram que receber massagem terapêutica regular ajuda a impulsionar nosso sistema imunológico e liberar toxinas, aumentando a atividade dos glóbulos brancos, responsáveis por ajudar o corpo a combater doenças. Paralelamente, atuam na redução do cortisol.

Um exemplo desses benefícios pode ser obtido com a conhecida drenagem linfática, uma excelente forma de cuidar do sistema linfático. Massagistas especializados nesta modalidade recomendam uma ou duas massagens próximo aos períodos mais frios do ano, pois isso vai ativar o sistema imunológico.

Resposta imune
Estudo do Departamento de Psiquiatria e Neurociências Comportamentais do Cedars-Sinai revelou que as pessoas que se submetem à massagem experimentam mudanças mensuráveis ​​na resposta imune e endócrina do corpo. A pesquisa usou a massagem sueca – a mais conhecida de todas – como base. Com isso, 29 indivíduos passaram por 45 minutos de terapia e 24 receberam 45 minutos de massagem de toque leve.

Antes da massagem, os participantes do estudo receberam cateteres intravenosos para coletar amostras de sangue durante a sessão. Em seguida, descansaram em silêncio por 30 minutos. Após esse período, amostras de sangue foram coletadas de cada pessoa cinco minutos e um minuto antes do início da massagem. Ao final dos 45 minutos de massagem, amostras de sangue foram coletadas em um, cinco, dez, 15, 30 e 60 minutos após o fim do processo.

Os resultados positivos foram claros. As pessoas do grupo de massagem sueca experimentaram mudanças significativas no número de linfócitos e porcentagens de glóbulos brancos, que desempenham um grande papel na defesa do corpo contra doenças. Registrou-se também uma grande diminuição na arginina vasopressina, hormônio que se acredita desempenhar um papel no comportamento agressivo e no aumento do cortisol, o qual teve seus níveis reduzidos.

Canais de divulgação
Em franco crescimento no país, o mercado de massagens tem se expandido nas capitais e em cidades médias e pequenas, e esta demanda tem gerado profissionais cada vez mais capacitados e especializados.

Paralelamente, a mídia acompanha as movimentações deste setor, por meio de reportagens com preciosas informações sobre os benefícios terapêuticos, o que leva muitas pessoas a se interessar pelas técnicas. Na Internet, há diversos sites noticiosos especializados que acompanham as últimas novidades, a exemplo do Guia de Massagem, que oferecem um amplo rol de serviços em âmbito nacional.

Além de cremes e loções, os massagistas usam óleos essenciais produzidos com partes extraídas de plantas, principalmente das folhas, cascas e flores. Os óleos essenciais, como os de eucalipto, cravo e lavanda, estimulam o sistema imunológico e aumentam a atividade de certas células imunológicas. Essas células também interferem nas vias associadas à inflamação e podem ajudar a melhorar a imunidade do organismo.

Confira algumas técnicas

Candle massage – A massagem com velas aromáticas combina os benefícios da massagem de relaxamento, aromaterapia e tratamento térmico. O calor da vela aquece os tecidos, relaxa os músculos e alivia as dores. O óleo perfumado liberado pela vela ajuda a reconstruir a camada de proteção natural da pele.

Reflexologia – Envolve a aplicação de pressão nas mãos e pés para reduzir dores e proporcionar benefícios pelo corpo. Para a reflexologia, existem pontos ou “áreas reflexas” nos pés e nas mãos, energeticamente conectados a órgãos e partes do corpo específicas, por meio de canais de energia no corpo. A pressão nos pontos reflexos também ajuda a equilibrar o sistema nervoso e estimula a liberação de endorfinas que auxiliam na redução da dor e do estresse.

Abhyanga – Esta metodologia utiliza óleo vegetal hidratante, aplicado por meio da massagem terapêutica, facilitando os movimentos do massagista. A técnica busca, no contato das mãos do terapeuta, manter o corpo aquecido.

Quick massage – Prática e rápida, é realizada em poucos minutos, com o paciente sentado em cadeira própria para a técnica, com as roupas do corpo e sem utilizar óleos. Relaxa e alivia as dores pelo corpo. Não raramente é vista em quiosques em shoppings e aeroportos.

Pedras quentes – O uso desses elementos aquecidos, geralmente feitos de basalto, visa proporcionar relaxamento com o calor liberado pelas pedras e a partir dos movimentos realizados pelo massagista. Geralmente tem maior procura no inverno e em tempos mais frios.

Massagem modeladora – Indicada para eliminar gorduras difíceis de remover, é feita com movimentos mais fortes e de maior pressão. A técnica desfaz a linfa, desmanchando os nódulos de gordura e levando-os para a corrente sanguínea, onde serão purificados. As toxinas resultantes são eliminadas do corpo pela urina e fezes.

Ayurvédicas – Algumas pessoas usam a massagem ayurvédica para manter a saúde, reduzir o estresse e melhorar a flexibilidade, força e resistência. A terapia enfatiza uma dieta adequada para manter a boa saúde e tratar doenças como como asma, pressão alta e artrite. A massagem alivia a fadiga; proporciona resistência, prazer e sono perfeito; melhora a tez e o brilho da pele; promove a longevidade e nutre todas as partes do corpo.

Energética – Tem como objetivos aliviar, acalmar, intensificar e curar o praticante que sofre de dores musculares. O massagista utiliza as mãos ou a ponta dos dedos, de forma a estabelecer uma transferência energética. Os dedos são colocados nos chamados pontos de acupuntura, em diferentes meridianos.

Botão Voltar ao topo