fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Estado prorroga campanhas de vacinação até dia 24

Vacinação foi prorrogada devido à baixa adesão da população – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Devido à baixa adesão, as campanhas de vacinação contra a Influenza e o Sarampo foram prorrogadas pelo Governo do Estado de São Paulo até o dia 24 de junho. Inicialmente, as campanhas terminariam nesta sexta-feira (3).

A imunização contra as doenças continua para os públicos-alvo da campanha (veja abaixo). Em São José dos Campos a cobertura contra Influenza está em 36,1% e contra o Sarampo em 20,9%.

Os números acompanham a baixa adesão à vacinação no país e preocupam, já que o índice de cobertura recomendado em qualquer campanha de imunização é de 95%. A Prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos.

Sarampo

Atualmente, a vacinação contra o Sarampo abrange dois públicos-alvo: trabalhadores da área da saúde e crianças de seis meses até menores de cinco anos.

Para os trabalhadores da área da saúde será feita a atualização da carteira. Todos os profissionais devem ter duas doses de vacina Tríplice Viral na carteira de vacina.

O trabalhador de saúde que não apresentar a comprovação deverá ser vacinado com a primeira dose e agendar a segunda com retorno em quatro semanas. Aqueles que comprovarem a primeira dose irão receber a segunda dose.

Com relação às crianças, de 6 meses até cinco anos, deverão receber uma dose da vacina Tríplice Viral, independente da situação vacinal, ou seja, mesmo que tenham duas doses na carteira.

Durante a semana, a vacinação acontece nas UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e às 13h até o esgotamento delas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade.

Influenza

A imunização está disponível para idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde de serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (veja abaixo), crianças com mais de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas; indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Trabalhadores da Saúde

Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, podem receber a vacina. São eles: os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Durante a semana, a vacinação acontece nas UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e às 13h até o esgotamento delas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade; no Colégio Tableau, das 8h às 21h; no Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h e nas unidades do Laboratório Cipax do Vale Sul Shopping e Praça Afonso Pena, das 9h às 16h.

Botão Voltar ao topo